Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Cultura Viva

Festa para a literatura em Serra Talhada

Atividades gratuitas da II FLIST acontecem de 3 a 5 de maio

O sertão pernambucano vai viver uma verdadeira festa literária nos próximos dias. Além do Clisertão 2016, que acontece em Petrolina, a região também recebe o II FLIST – Festa Literária de Serra Talhada.

Lizandra Martins/Divulgação

Lizandra Martins/Divulgação

O poeta Chico Pedrosa é uma das atrações da Festa

O evento, inteiramente gratuito, celebra os escritores sertanejos e a emancipação do município com uma programação repleta de debates, e ações articuladas entre a literatura e outras expressões, como o circo e a cultura popular.

De acordo com o secretário de Cultura e Turismo da cidade, Anildomá Willans de Souza, a FLIST “consolida-se como uma importante vitrine para os poetas e escritores da região, o objetivo é promover esse encontro do autor com o leitor, do livro com o nosso cotidiano”, ressalta.

A programação agrega nomes como os poetas Chico Pedrosa, Dedé Monteiro, Clênio Sandes e Crispiniano Neto. O secretário estadual de Cultura, Marcelino Granja, também estará presente, conversando com os participantes sobre as manifestações culturais de Pernambuco no cenário nacional.

SecultPE

SecultPE

O secretário Marcelino Granja fala na abertura oficial do evento

Confira a programação completa da II FLIST e participe! A realização é da Fundação Cultural Cabras de Lampião, da Prefeitura Municipal de Serra Talhada e da Academia Serra-talhadense de Letras, com a parceria do Governo de Pernambuco (Secult e Fundarpe) e Serviço Social do Comércio – SESC.

PROGRAMAÇÃO | II FLIST – FESTA LITERÁRIA DE SERRA TALHADA
Local: Estação do Forró

Terça-feira, 3/5

9h – No CIRCO FLIST, shows de malabarismo, palhaços, brincadeiras lúdicas e  contação de histórias. Apresentação do SAMBA DE COCO DE VILA BELA.

15h –. No CIRCO FLIST, shows de malabarismo, palhaços, brincadeiras lúdicas e contação de histórias.

19h30 – Abertura Oficial
Apresentação de causos com CHICO PEDROSA. Tem três livros publicados (Pilão de Pedra II e II, Raízes da Terra, Raízes do Chão Caboclo – Retalhos da Minha Vida) e vários cordéis escritos. Lançou três CDs, chamados “Sertão Caboclo”, “Paisagem Sertaneja” e “No meu sertão é assim”, registrando assim a sua poesia oral.

20h30 – Prosa de escritor: AS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS DE PERNAMBUCO NO CENÁRIO NACIONAL, com MARCELINO GRANJA. Engenheiro civil pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Iniciou sua militância política no movimento estudantil. Foi Secretaria de Ciência e Tecnologia de Pernambuco. Conduziu as ações e programas da política estadual para o setor de CT&I. Implementou o Programa Pernambucano de Inclusão Sociodigital – Conexão Cidadã. Trabalhou o Proupe – Programa Universidade para Todos em Pernambuco. Atualmente é Secretário de Cultura de Pernambuco.

21h30min – Apresentação artística musical CRISTALEIRA

Quarta-feira, 4/5

9h – No CIRCO FLIST, shows de malabarismo, palhaços, brincadeiras lúdicas e contação de histórias. Apresentação do GRUPO HERDEIROS DO XAXADO.

15h –. No CIRCO FLIST, shows de malabarismo, palhaços, brincadeiras lúdicas e contação de histórias

19h30 – Apresentação de causos com ALTAIR LEAL. Um dos coordenadores da Unicordel. Poeta-declamador, cordelista e facilitador de oficinas de literatura de cordel, integrante da Academia de Letras e Artes de Paulista e do grupo Invenção da Poesia do Recife.

Lançamento do livro VOZES E VEREDAS, da escritora MARIA AUXILIADORA CABRAL

21h30 – Causos e Besteiras, Poesias e Lorotas com CLÊNIO SANDES. Natural de Alagoas e pernambucano de coração, ele é um dos melhores declamadores e  contador de causos do Nordeste, grande apologista e apaixonado pela cultura sertaneja.

Quinta-feira, 5/4

09h – No CIRCO FLIST, shows de malabarismo, palhaços, brincadeiras lúdicas e contação de histórias

15h –. No CIRCO FLIST, shows de malabarismo, palhaços, brincadeiras lúdicas e contação de histórias

19h30min – Lançamento do livro “A SUTILEZA DO SANGUE”, da escritora ANDREA FERRAZ

20h – Prosa de Escritor: LITERATURA E REDES SOCIAIS: PALAVRAS ESPALHADAS PELO MUNDO, com CRISPINIANO NETO. Poeta cordelista, com aproximadamente 150 folhetos de Literatura de Cordel Nordestina já publicados. Membro eleito para a Cadeira no. 06 da Academia Mossoroense de Letras e Presidente Comissão Gerenciadora da Lei Câmara Cascudo de Incentivo à Cultura, recebeu o Título “Poeta dos Direitos Humanos do RN” e o Troféu “Colaborador da Cultura Brasileira” e Menção Honrosa nos 400 Anos de Natal. Atualmente é Diretor Geral da Fundação José Augusto, cargo correspondente ao de secretário de Cultura do Estado do Rio Grande do Norte.

21h – MESA DE GLOSA com os poetas: Dedé Monteiro, Henrique Brandão, Gonga Monteiro, George Alves, Zé Carlos do Pajeú, Dudu Moraes, André Santos, Dimas Feitosa, Genildo Almeida e Alexandre Morais.

ATIVIDADES PARALELAS

FEIRA DE LIVROS: Das 16 às 22 horas, estarão abertos os stands literários dos escritores e editoras.

ESCAMBO DE LIVRO: Será um espaço para as pessoas trocarem livros em bom estado, só não podem ser didáticos ou religiosos. Qualquer pessoa pode chegar com um livro, deposita num cesto e pega outro.

EXPOSIÇÃO – COLUNA PRESTES, 90 Anos da Travessia para a Bahia pelo Rio São Francisco, na Sala do CRI, na Estação do Forró.

ALVORADA LITERÁRIA FLIST: Todos os dias da Feira, às 5 da manhã, serão deixados livros em diversos pontos da cidade, para qualquer pessoa interessada numa boa leitura. O interessado recolhe o livro, lê e quando concluir a leitura, mesmo sendo após o evento, entrega o mesmo na Biblioteca Pública Municipal Cecílio Tiburtino. Livro gratuito para todos.

 

< voltar para home