Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Design e Moda

Mulheres artesãs do estado passam por capacitação em Design para a Fenearte

Iniciativa faz parte de uma parceria entre a assessoria de Design e Moda da Secult-PE e a Secretaria da Mulher, que irá oferecer um estande a 19 grupos

Jan Ribeiro/Secult-PE

Jan Ribeiro/Secult-PE

A iniciativa foi realizada no Hotel Jangadeiro, em Boa Viagem, onde as artesãs que irão participar da Fenearte pelo estande da SecMulher/PE estão hospedadas

Representantes de grupos de artesãs de Pernambuco que estarão na 18ª edição da Fenearte participaram na tarde desta quarta (5) de uma ação de capacitação voltada para a área do Design, que repassou dicas e sugestões para as presentes sobre como expor da melhor forma os seus produtos. A iniciativa, realizada no Hotel Jangadeiro, em Boa Viagem – onde elas estão hospedadas – faz parte de uma parceria entre a assessoria de Design e Moda da Secretaria de Cultura e a Secretaria da Mulher do estado, esta última responsável por um estande que irá atender durante toda a feira 19 grupos ou associações de artesãs pernambucanas.

Segundo Rany Matos, representante da Secretaria da Mulher e coordenadora do setor Trabalho e Renda da instituição, desde 2007 a SecMulher/PE conta com um estande na Fenearte voltado para a divulgação dos trabalhos das artesãs de todo o estado. “Este ano, pela primeira vez, a secretaria abriu inscrições apenas para grupos, sem a opção de candidatura individual, com o instituto de estimular e fortalecer o conceito de coletividade entre elas. 43 grupos se inscreverem, dos quais 19 foram selecionados. E cada grupo tem uma média de 10 mulheres participantes”, revela.

Jan Ribeiro/Secult-PE

Jan Ribeiro/Secult-PE

Na ocasião, Janaína Branco, assessoria de Design e Moda da Secult-PE, deu dicas de como fazer um bom texto, uma boa fotografia dos produtos, além de ressaltar pontos sobre a arrumação do estande e o posicionamento das peças

Todo ano a Secretaria da Mulher abre um processo de seleção pra escolher quais associações ou grupos vão participar do estande na Fenearte. A curadoria conta com nomes de diversas áreas do estado, como Janaína Branco e Breno Nascimento, respectivamente assessora de Design e Moda e coordenador de Artesanato da Secult-PE. “Percebemos ao avaliar algumas propostas que a apresentação de alguns produtos não estava tão bem como poderia. Tivemos então a ideia de sugerir estes encontros, que têm a proposta de falar de uma forma geral sobre como apresentar o produto da melhor forma na Fenearte. Dar dicas de como fazer um bom texto, uma boa fotografia dos produtos, a questão da arrumação do estande e do posicionamento das peças. Tudo isso com base nos conceitos de Design”, detalha Janaína Branco.

“Como foram 19 grupos selecionados, não ia caber todo mundo de uma vez no estande. Então dividimos em dois grupos. Essa palestra que eu dei nesta quarta (5) foi para o grupo que vai expor de 6 a 11 de julho. Na próxima terça (11) eu repetirei o mesmo encontro, também no Hotel Jangadeiro, às 14h, mas desta vez para o grupo que irá expor de 12 a 16 deste mês”, explica a assessora de Design e Moda da Secretaria de Cultura de Pernambuco.

De 2007 pra cá, a Secretaria da Mulher de Pernambuco já atendeu 150 grupos, e uma média de 1500 mulheres contempladas. “É uma oportunidade importante pra elas, porque abre a possibilidade delas exporem seus trabalhos numa das maiores feiras de artesanato da América Latina, sem falar que todas passarão desta vez por esse processo de qualificação direcionada, como esta em parceria com a assessoria de Design e Moda da Secult-PE. Tivemos também um encontro no dia 6 de junho, realizado no Recife e voltamos para gestão financeira e empreendedorismo. Outro exemplo é que ano passado realizamos a 2ª edição do projeto Artesãs Empreendedoras, e algumas que participaram no ano passado estão este ano com a gente na Fenearte”, comenta Rany Matos.

Jan Ribeiro/Secult-PE

Jan Ribeiro/Secult-PE

A iniciativa se repetirá na próxima terça (11), também no Hotel Jangadeiro, às 14h, mas desta vez para o grupo que irá expor de 12 a 16 deste mês

Além do estande, a Secretaria da Mulher oferece às participantes materiais para embalagem, aventais, alimentação e hospedagem e transporte para aquelas que moram no interior do estado. Dentre as peças que ficarão expostas, o público encontrará peças em renda frivolité; crochê; roupas em algodão cru; sabonetes artesanais a base de mel; biscoito, licores e doces artesanais; artesanato indígena; artesanato em feltro; palha, cipó e barro; e acessórios étnicos. Segundo Rany Matos, a expectativa é que seja movimento certa de R$ 25 mil reais no estande.

Outra iniciativa oferecida pela SecMulher/PE durante a Fenearte é um desfile de moda que acontecerá neste sábado (8), com os seis grupos que contam com peças de vestimenta no estande: Associação das Artesãs de Orobó, Grupo de Mulheres de Queimada da Jurema, Grupo de Arte da Terra (Jaboatão dos Guararapes), Centro das Mulheres Urbanas e Rurais de Lagoa do Carro e Hella Acessórios (Paulista).

De acordo com Joseane Mota, uma das participantes do encontro e representante do grupo Flor de Açucena, do município de São João, agreste do estado, a palestra sobre os conceitos do design aplicados na arrumação do estande foi de grande importância. “Acho ótimo esse tipo de proposta, um momento enriquecedor e que só nos fortalece na hora de apresentar nossos produtos. Quando formos montar nosso estande com certeza iremos fazer uso de todas essas dicas”, opina.

< voltar para home