Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Economia Criativa

Livro “DIVERSIFICAR – Múltiplas Geração de Receitas para Criadores” ganha versão brasileira

O lançamento da publicação, que contará com um debate virtual sobre o tema, será transmitido ao vivo nesta sexta-feira (31), a partir das 17h, nas plataformas virtuais do Sebrae Pernambuco e do Porto Digital

O Sebrae Pernambuco e o Porto Digital, em parceria com a Proa Marketing Cultural, promovem nesta sexta-feira (31), a partir das 17h, o lançamento da versão brasileira do livro “DIVERSIFICAR – Múltiplas Geração de Receitas para Criadores”, do autor chileno Alex Paredes Lazo.

Com a participação de Chico Saboya (Superintendente do Sebrae Pernambuco e presidente da Associação Nacional de Empreendimentos Inovadores e ex-presidente do Porto Digital por 11 anos); Guila Calheiros (Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura do Recife) e Felipe Almeida (sócio fundador da Mr. Plot – estúdio criador do Mundo Bita), o encontro virtual será transmitido nas plataformas virtuais do Sebrae e do Porto Digital, e tem como missão ampliar o debate para que profissionais independentes e empresários do setor artístico, cultural e criativo possam encontrar ânimo em manter seus negócios.

“O setor criativo e cultural se vê bastante impactado, mas estamos aqui para instigar formas de seguir adiante”, explica uma das organizadoras do evento, Camila Bandeira, que é fundadora da Proa Marketing Cultural, primeira empresa de economia criativa embarcada no Porto Digital. “Para isso vamos contar com a participação de importantes gestoras e gestores que há anos trabalham no desenvolvimento da economia criativa em vários países da América Latina, e possibilitar o acesso ao livro “DIVERSIFICAR – Múltiplas Geração de Receitas para Criadores”, que o chileno Alex Paredes Lazo traz com exclusividade em versão português”, complementa Camila.

Alex Paredes é parceiro da Proa e vem representando países como Chile, México e Colômbia no fortalecimento do empreendedorismo criativo na região. Ele é assessor internacional para organizações como o PNUD, BID, Ministérios de Cultura e várias universidades latino-americanas e, como autor do livro DIVERSIFICAR, apresentará uma estratégia na geração de múltiplas receitas para criadores e negócios criativos e culturais.

“O livro é um guia para a construção da autossustentabilidade de artistas, gestores criativos e produtores culturais que necessitam monetizar seus produtos e serviços”, afirma o autor. A edição original em espanhol, lançado no Chile há pouco mais de 2 meses, atingiu mil downloads em 25 países nas Américas e na Europa e chega ao Brasil em formato digital no link www.livrodiversificar.com, a partir do dia 31 de julho, durante a sua participação neste diálogo com Sebrae e Porto Digital.

Também estará presente no debate uma das personalidades mais emblemáticas do setor criativo no Brasil, prêmio Jabuti de Economia e doutora em Urbanismo pela USP, Ana Carla Fonseca, hoje diretora da Garimpo de Soluções, empresa pioneira na atuação em economia criativa, cultura e desenvolvimento territorial atuante em 32 países e responsável por vários planos de economia criativa no Brasil e no exterior.

“O livro DIVERSIFICAR é para pessoas que têm paixão pelo que fazem, e as criações que elas oferecem ao mundo, mas que precisam aprender o passo a passo para entender como podem se conectar com diferentes públicos, e claramente como monetizar o que estão criando. Vejo muitos criativos titubearam ao reconhecer-se no mundo do empreendedorismo. Talvez por não terem as métricas reais que expressam as externalidades positivas que são geradas quando estes artistas e gestores criativos e culturais apresentam produtos e serviços”, afirma Ana Carla.

SOBRE O LIVRO – O livro “DIVERSIFICAR – Múltiplas Geração de Receitas para Criadores” é fruto de anos de pesquisas no setor criativo e cultural, em vários países da América Latina. Entre os anos de 2014 e 2015, Alex Parede Lazo, num trabalho colaborativo com mais de 90 empreendedores criativos de 12 países, organizou a publicação “Buenas Prácticas de Emprendimiento Creativo y Cultural en Latinoamérica y el Caribe” (2015), onde identificava que os negócios mais sustentáveis ao longo dos anos estavam gerando mais de 5 formas de receita, partindo de um único núcleo ou eixo. “Cada um desses empreendimentos tinham o que eu chamo de Unidade Criativa que conectam emocionalmente com seus público. E estes públicos retribuem economicamente consumindo produtos e serviços desta unidade criativa”, explica o autor. Como diretor da Planeas, consultora especializada na formação em empreendedorismo criativo e cultural, Alex validava as teorias que pesquisava ao longo de três anos. Mais de 4 mil criativos já passaram por algum processo de formação da consultora Planeas e 250 destes aplicaram a Estratégia Radial. Antes da pandemia, formaram-se 46 empreendedores colombiano que implementaram a diversificação da Estratégia Radial e, no período de um ano, resultou num aumento de 71% nas vendas e 80% na empregabilidade nos seus negócios. O livro DIVERSIFICAR tem um formato de guia prático com acesso livre nas plataformas digitais, sendo material de estudo em importantes campos acadêmicos, como a Universidade de Guadalajara, no México, Instituto Profissional das Artes e Comunicações – ARCOS e Universidade Alberto Hurtado, ambas no Chile.

Serviço
Lançamento do livro “DIVERSIFICAR – Como ser autossustentável em negócios criativos?”
Quando: 31/7 (sexta-feira), das 17h às 18h30
Transmissão: YouTube Porto Digital – youtube.com/portodigitalrec  / Facebook Sebrae PE – facebook.com/SebraePE
Para se inscrever, receber mais detalhes e newsletter: forms.gle/bYXUFxjRtZuc1X7S6

< voltar para home