Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Economia Criativa

Pernambuco Criativo fortalece a discussão sobre negócios da cultura

A Casa da Cultura recebeu hoje o Prof. André Marques (UFPE) para discutir a importância da Inteligência Competitiva aos negócios culturais

Jan Ribeiro

A palestra “Inteligência competitiva e o desafio do amanhã: qual a sua importância para os Negócios Culturais?”, realizada hoje (18) na Casa da Cultura teve como propósito apontar quais soluções criativas os negócios da cultura poderiam desenvolver para driblar o atual momento de crise econômica. Assim como destaca o professor André Marques, também coordenador de um Projeto de Pesquisa com Pontos de Cultura pelo programa Pernambuco Criativo, a Inteligência Competitiva é elemento fundamental para o sucesso de um empreendimento. Ponderou que algumas empresas estão apresentando dificuldades e muitas delas estão fechando ou perdendo os seus clientes.

A seguir, o professor apresentou ao público os passos que o empreendedor deve tomar em relação ao seu negócio, indo desde o entendimento dos problemas vividos à busca de informações com o fim de avaliar alternativas para tomada de decisão. O empreendedor na área da Cultura deve ser capaz de lidar com as situações de forma firme, prezar pela certeza dos resultados, compreender os riscos e muitas vezes lidar com a incerteza do desconhecido para pensar em soluções aos problemas enfrentados.

A palestra de hoje contou com a participação de um público heterogêneo, com profissionais das áreas da Educação, Turismo e diversas linguagens e segmentos da Cultura. Marcos Aurélio, estudante de Publicidade e Propaganda, acha importante o debate sobre o tema, principalmente porque atua com a questão de criação e novas ideias: “Achei pertinente tudo o que ele falou. Para nós que trabalhamos com criação, é extremamente importante conhecer o mercado, a concorrência e oferecer um diferencial para o público” afirma.

Na próxima terça-feira, 25, acontecerá uma palestra que irá tratar sobre Propriedade Intelectual e Registro de Marca. Informações sobre a programação serão divulgadas no portal Cultura PE.

O programa Pernambuco Criativo é uma realização da Secult-PE/Fundarpe em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o Ministério da Cultura (MinC).

BIRÔ DE NEGÓCIOS DA CULTURA
Realizadores culturais e artistas podem tirar suas dúvidas sobre o tema. Essa semana, o atendimento – aberto ao público e gratuito – vai até a quinta-feira (20) e funciona das 13h às 17h, na Cela 304, Raio Leste, na Casa da Cultura Luiz Gonzaga, situada na Rua do Cais da Detenção, S/N – Santo Antônio, Recife.

< voltar para home