Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Economia Criativa

Pernambuco Criativo Itinerante chega em Camaragibe

A cidade recebe palestra e oficina gratuita de formação cultural, de 30 de maio a 1º de junho

Google

A novidade deste mês é a ação itinerante promovida pelo programa. O Pernambuco Criativo Itinerante surgiu com a proposta de atender as demandas dos municípios: levar palestras e atividades de formação nas mais diversas linguagens artísticas e culturais. Em apenas três dias de divulgação, as inscrições para a oficina “Iniciação para Técnicos de Som” foram esgotadas, mas as inscrições para a palestra sobre formalização (MEI) para artistas e grupos culturais estão disponíveis no Site Sympla. Todas as atividades são gratuitas.

No final deste mês, nos dias 30 de maio a 1º de junho, o programa inicia sua trajetória de circulação pelos municípios do Estado. “Pernambuco Criativo Itinerante” visa dar capilaridade às ações do programa e busca entender as necessidades dos municípios para montar uma programação que esteja em sintonia com as realidades locais. Com o apoio da Fundação de Cultura de Camaragibe, o programa realizará no dia 30 de maio, a partir das 10h, uma palestra sobre a importância da formalização para artistas e grupos culturais, além de abordar questões sobre gestão de negócios na área da Cultura.

Tendo em vista que o tema teve uma boa aceitação do público na atividade promovida na Casa da Cultura e uma procura considerável para esclarecimentos no Birô de Negócios, o programa convidou o Prof. Julio Ribeiro, pesquisador do Núcleo de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para levar o debate ao município de Camaragibe, primeiro parceiro da iniciativa.

Na mesma semana, no período da tarde (das 14h às 18h) dos dias 30, 31 e 1º de junho, acontecerá a oficina “Iniciação para Técnicos de Som”, facilitada pelo produtor e técnico de som, Marcílio Moura, responsável por acompanhar dentre outros eventos, o Festival Coquetel Molotov. A idéia da capacitação apresentada por Marcílio é mostrar aos participantes os primeiros passos para quem quer trabalhar como técnico(a) de som. A atividade ainda conta com o sorteio de dois ingressos para acompanhar a montagem e passagem de som do Hellcifest. As inscrições para esta oficina já estão esgotadas. Todas as atividades acontecerão na Escola Municipal José Collier, situada no bairro da Vila da Fábrica, em Camaragibe.

Jan Ribeiro

Jan Ribeiro

O Programa Pernambuco Criativo já realizou diversas atividades de formação cultural ligadas à economia criativa na Casa da Cultura, e agora chega a diversos municípios do estado

Marcus Sanchez, Gerente de Projetos Especiais da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), aposta na circulação das atividades do programa como algo que vem para dinamizar, fortalecer e democratizar o acesso aos seus conteúdos e propostas, os quais, muitas vezes, ficam concentrados na capital. “É importante entender as singularidades de cada lugar e captar as demandas dos municípios para ter a real dimensão do que precisa ser elaborado enquanto programa de ação do estado”.

O Programa Pernambuco Criativo é uma realização da Secult-PE/Fundarpe em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o Ministério da Cultura (MinC).

PERNAMBUCO CRIATIVO ITINERANTE
Com a proposta de levar atividades de formação e palestras aos municípios, o primeiro ponto desta ação é o município de Camaragibe. Com o apoio da Fundação de Cultura de Camaragibe, o programa levará uma palestra que falará sobre a importância da formalização (Microempreendedores Individuais – MEI) a agentes da cadeia produtiva e criativa da Cultura, notadamente aqueles situados no município. A ação também propõe levar atividade de formação na área de música, uma oficina sobre “Iniciação para técnicos de Som”, com módulo básico introdutório para quem quer ingressar como profissional na área. A oficina é gratuita, as inscrições estão esgotadas.

CONVIDADO – Júlio Ribeiro, formado em administração, é pesquisador do Núcleo de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade do Centro de Ciências Sociais Aplicadas – NIES/CCSA da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Tem experiência na área de Administração Pública, Orçamento, Finanças, Logística, Inovação Tecnológica, Jogos empresariais, Perícia e Educação a Distância.

OFICINA INICIAÇÃO PARA TÉCNICOS DE SOM
A atividade tem como proposta iniciar o público interessado sobre o universo que envolve a profissão de técnico(a) de som. A oficina abordará os conhecimentos técnicos e mostrará aos participantes como operar consoles (mesas) e explorar recursos disponíveis na prática de mixagem para shows, através de um conteúdo teórico e prático.

FACILITADOR – Marcílio Moura, produtor técnico e técnico de som, já atuou em diversos eventos e festivais, dentre eles o Festival no Ar Coquetel Molotov e Red Bull Batidas Verticais, além de acompanhar grupos artísticos como Quinteto Violado e Karina Spinelli.

SERVIÇO
Programação de Maio do Programa Pernambuco Criativo

Atividades, datas e locais:

30 de maio
Palestra com o prof. Júlio Ribeiro (UFPE) sobre Orientações gerais sobre formalização (Microempreendedor Individual – MEI) e gestão de negócios na área da Cultura.
A partir das 10h, na Escola Municipal José Collier, Av. Dr. Pierre Collier, 462, Vila da Fábrica – Camaragibe
Inscrições: Site Sympla.

30 de maio a 1º de junho
Oficina de Iniciação para Técnicos de Som, com Marcilio Moura.
Das 14h às 18h, na Escola Municipal José Collier, Av. Dr. Pierre Collier, 462, Vila da Fábrica – Camaragibe.
Inscrições esgotadas.

As vagas são limitadas pela capacidade dos locais. Mais informações, entrar em contato:
e-mail pecriativofundarpe@gmail.com ou pelo telefone: (81) 3184.3020

Acesse o canal Economia Criativa http://www.cultura.pe.gov.br/economiacriativa

Inscrições pelo Sympla: https://www.sympla.com.br/pernambucocriativo

< voltar para home