Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Economia Criativa

Pernambuco Criativo oferece curso de formação para gestores de teatro e circo

As inscrições para a atividade que acontecerá no Museu do Trem (Recife) podem ser feitas por e-mail

O Programa Pernambuco Criativo promoverá o Curso de Formação de Gestores de Grupos, Trupes e Cias de Teatro-circo em Recife, nos dias 17 a 21 de dezembro de 2018. Diante da procura por cursos de formação nas escolas e nos cursos livres de teatro e circo e dos desafios do mercado de trabalho no setor cultural que a Cia 2 em Cena propôs o Curso de Formação para Gestores de Grupos, Trupes e Cias de Teatro-Circo à convocatória do Programa de Formação Pernambuco Criativo. A iniciativa tem por objetivo apresentar caminhos e soluções de gestão aos empreendimentos coletivos e grupos artísticos na área de Teatro e Circo.

Renata Pires

Renata Pires

Formação é gratuita e voltada a artistas profissionais ou amadores

O curso, que será ministrado pelos gestores e integrantes da Cia 2 em Cena – Alexsandro Silva e Arnaldo Rodrigues, visa apresentar estratégias para uma gestão eficaz, por meio da apresentação de conceitos como “Visão”, “Missão”, “Eixos de Trabalho”, “Planejamento Estratégico, Tático e Operacional” além de tratar sobre “Mecanismos para Captação de Recursos” junto a iniciativas públicas e privadas. A segunda etapa do curso acontecerá em Recife no Museu do Trem, localizado na Rua Floriano Peixoto, s/n – no bairro de São José, Recife, entre os dias 17 a 21 de dezembro de 2018. O horário do curso será das 13h às 17h.

O Curso de Formação de Gestores de Grupos, Trupes e Cias de Teatro-Circo foi aprovado pela convocatória pública feita pelo Programa Pernambuco Criativo em 2018, fruto de convênio entre a FUNDARPE e o Ministério da Cultura. A atividade é gratuita e aberta ao público. A solicitação de participação no curso deve ser encaminhada para o email secultpeformacao@gmail.com.

Público-alvo: Jovens e adultos, que sejam artistas profissionais ou amadores que atuam na área de Teatro e Circo.

Facilitador Alexsandro Silva

Licenciado e bacharel em Letras, Alexsandro Silva tem formação técnica em interpretação teatral e possui formação livre em dramaturgia, direção, palhaçaria, produção e pesquisa cênica. Além de atuar como ator e dirigir espetáculos teatrais, destaca-se o seu trabalho com formação, na qual ministrou cursos e oficinas em projetos, festivais e circuitos de teatro, dentre eles “Um Corpo para o Teatro”, “Um Corpo para o Teatro de Rua”, “Interpretação Teatral”, “Iniciação à Palhaçaria” entre outros. É integrante da Cia. 2 em Cena de Teatro, Circo e Dança e atua como gestor cultural, encenador, dramaturgo e Palhaço.

Facilitador Arnaldo Rodrigues

Graduado em Administração, Arnaldo Rodrigues é ator, Palhaço, Bailarino, Produtor Cultural e Pesquisador Cênico. Tem formação técnica em interpretação teatral e formação livre em Palhaçaria, dança contemporânea, produção cultural e pesquisa cênica. É integrante-fundador da Cia. em Cena de Teatro, Circo e Dança onde atua como Pesquisador, Palhaço, Ator, Diretor de Movimento e Produtor Executivo.

PERNAMBUCO CRIATIVO – O Programa tem origem no convênio assinado em 2012 entre a Fundação de Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e o Ministério da Cultura (MinC), através da Secretaria de Economia Criativa. Foi criado com a finalidade de promover ações de formação para o desenvolvimento e fortalecimento da Economia da Cultura no Estado.

SERVIÇO

Curso de Formação de Gestores de Grupos, Trupes e Companhias de Teatro-Circo
Realização da Cia 2 em Cena
Facilitadores Alexsandro Silva e Arnaldo Rodrigues
Museu do Trem

Endereço: R. Floriano Peixoto, s/n – São José, Recife
De 17 a 21 de dezembro de 2018
Horário: 13h às 17h
Solicitações de participação no curso devem ser encaminhadas pelo email secultpeformacao@gmail.com.

< voltar para home