Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Economia Criativa

Pernambuco Criativo promove debate sobre Inteligência Competitiva para a Cultura

Atividade ocorre na Casa da Cultura nesta terça (18), a partir das 10h

Palestra Inteligência competitiva e o desafio do amanhã - Pernambuco Criativo

O Programa Pernambuco Criativo dá continuidade à sua programação de palestras e de atendimento aberto ao público no Birô de Negócios da Cultura. Nesta próxima terça-feira, 18, o programa trará ao debate a palestra “Inteligência Competitiva e o desafio do amanhã: Qual a sua importância para os negócios culturais?”, ministrada pelo professor da Universidade Federal de Pernambuco, André Marques. A iniciativa, uma ação da Gerência de Projetos Especiais da Secult-PE/Fundarpe, tem por objetivo apresentar uma programação que atenda às necessidades do setor cultural, com temas que dialoguem com as áreas de Economia da Cultura e Criativa.

Com o propósito de aproximar gestores, empreendedores, realizadores e entidades culturais, a palestra “Inteligência Competitiva e o desafio do amanhã: Qual a sua importância para os negócios culturais?” irá discutir quais soluções criativas os negócios da cultura podem desenvolver para driblar o atual momento de crise econômica em que passa o país. A Inteligência Competitiva é uma atividade que busca coletar, analisar e aplicar, de forma legal e ética, informações relativas às capacidades, vulnerabilidades e intenções dos concorrentes de um determinado negócio dentro do mercado.

Com recorte para a área da Cultura, o encontro abordará como as entidades culturais e empreendedores da área podem se apropriar desse conceito, tão comumente utilizado por profissionais da área de Administração, para benefício próprio e buscará discutir como identificar oportunidades de novos negócios, ao enfatizar a importância de realizar análises competitivas de mercado e como a construção de planejamentos estratégicos podem ajudar na tomada de decisões nos negócios da cultura.

O professor André Marques, do Departamento de Ciências Administrativas do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFPE, é também coordenador de um projeto de pesquisa no programa Pernambuco Criativo, cujo objetivo é diagnosticar a capacidade competitiva em negócios dos Pontos de Cultura em Pernambuco. A ação visa ainda desenvolver uma cultura de Inteligência Competitiva para Negócios Culturais, ao utilizar expertises da Economia Criativa, e deve propor uma agenda contínua de assessoria aos Pontos de Cultura mapeados no Estado.

Na próxima semana, entre os dias 17 a 20 de abril, o Birô de Negócios da Cultura dará continuidade às orientações sobre o tema “Microempreendedor Individual para a área da Cultura”. O atendimento, gratuito e aberto ao público, funcionará no período da tarde, das 13h às 17h, na Cela 304, Raio Leste, da Casa da Cultura. A ação conta com o apoio de uma assessoria formada por profissionais da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e do Expresso Empreendedor. As atividades de formação do Programa Pernambuco Criativo acontecerão semanalmente e serão divulgadas no portal Cultura PE.

PALESTRANTE – André Marques é chefe do Departamento de Ciências Administrativas do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, coordenador de Pós Graduação e professor do curso de graduação de Administração da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Desenvolve projetos de pesquisa e trabalha nas linhas de inovação, inteligência competitiva e sistemas de manutenção. Atualmente, é coordenador de Pesquisa sobre Inteligência Competitiva voltada aos Pontos de Cultura de Pernambuco no Programa Pernambuco Criativo.

INSCRIÇÕES – Os interessados em participar da palestra podem se inscrever, gratuitamente, através do site Sympla. A entrada é gratuita.

SERVIÇO
Palestra Inteligência competitiva e o desafio do amanhã: qual a sua importância para os Negócios Culturais?
Data: 18 de abril, a partir das 10h.
Local: Casa da Cultura Luiz Gonzaga – Cela Jota Soares, Raio Sul, 2º piso – Santo Antônio – Recife
Inscrições: Site Sympla
Entrada gratuita. As vagas são limitadas pela capacidade do local.

Birô de atendimento sobre MEI
Datas: 17 a 20 de abril, das 13h às 17h
Local: Casa da Cultura Luiz Gonzaga – Cela 304, Raio Leste, 2º piso – Santo Antônio – Recife
Entrada gratuita.

< voltar para home