Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Economia Criativa

Projeto Entremeios chega à Povoação de São Lourenço, em Goiana

divulgação

A comunidade da povoação de São Lourenço, no município de Goiana, possui fortes elementos simbólicos de identidade popular ligados à tradição religiosa católica, como a festa do padroeiro São Lourenço, à gastronomia de origem indígena como o pé de moleque e a moqueca de marisco. Outro elemento presente é o tratamento sofisticado dado às cascas de marisco (refugo da pesca) que se tornam adereços de moda.

Diante disso, a sétima edição do projeto Entremeios aporta na povoação de São Lourenço com a etapa Produção de Cultura Popular, quando irá realizar através de membros da comunidade uma ação de fortalecimento da Festa do Carrego da Lenha, que acontecerá nos dias 08, 09 e 10 de agosto de 2014. O projeto é realizado pela Prefeitura de Goiana, por meio da Agência de Desenvolvimento (AD Goiana), através do Movimento Goiana Criativa, que consiste numa plataforma de projeção cultural com ênfase na cadeia produtiva da economia criativa.

O 7º Entremeios contará com mostras de fotografia, artesanato e gastronomia, exposições e atrações culturais. A mostra fotográfica contará com a exposição de fotos da comunidade, trazendo imagens produzidas por Alex Bandeira com o título “Quilombo Expo”. Alex é morador da localidade e participante de outros projetos culturais de registro sobre a povoação.

A mostra de artesanato contará cerâmica de Goiana, tendo à frente a Associação União dos Artesões de Goiana (Auag), peças quilombolas criadas com cascas de moluscos oriundos do refugo da pesca e trabalhos em cestaria, feitos de cana-brava, desenvolvidos pelos mestres Irmãos Luna.

Já a mostra e degustação da gastronomia local com alimentos de origem indígena, derivados da mandioca, contará com pratos ligados à pesca de frutos do mar como o marisco, além do doce do caju, planta nativa do litoral pernambucano.

As atrações culturais serão das mais diversas. De coco de roda a ciranda, de bandas de cultura popular a cortejos tradicionais.

PROGRAMAÇÃO
Mostra de Fotografia – 08, 09 e 10 de agosto de 2014
Mostra de Artesanato – 08, 09 e 10 de agosto de 2014
Mostra e degustação gastronômica – 10 de agosto de 2014

< voltar para home