Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Economia Criativa

Série documental aborda conceitos e desafios da Economia Criativa

Ambiente Criativo

O programa Ambiente Criativo é uma série documental, composta por três episódios, fruto da parceria entre a produtora audiovisual Vicioclipes e a equipe de Economia Criativa da Secretaria de Cultura de Pernambuco/Fundarpe.

No primeiro episódio, o programa aborda os vários conceitos possíveis para a economia criativa, contando com entrevistas da pesquisadora e professora Raquel Lira, o produtor e músico venezuelano Alejandro Vargas e a ex-secretária de Economia Criativa do MinC, uma das mais respeitadas pesquisadoras da área, Cláudia Leitão.

As novas tecnologias da informação, principalmente a internet, mudaram profundamente os processos da produção cultural. No segundo episódio da série podemos entender os impactos dessas tecnologias para a cadeia criativa da música, das artes plásticas e do cinema, através das falas de Fernando Catatau, músico cearense da Cidadão Instigado; Rafael Cortes, gerente do selo Assustado Discos; Daaniel Araújo, artista plástico e designer; além dos cineastas Kleber Mendonça Filho e Cláudio Assis, e o produtor da REC associados, João Junior.

O episódio final apresenta um balanço histórico sobre as políticas de fomento à produção cultural independente, tendo como entrevistados o deputado federal Pedro Eugênio, relator do projeto de lei conhecido como Procultura, que revisa o sistema de financiamento do MinC e monetiza o Fundo Nacional de Cultura. Também com a participação do diretor do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura – Funcultura, Thiago Rocha, que explica o funcionamento do sistema estadual, instituído há mais de dez anos.

< voltar para home