Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Economia Criativa

Táxi Cultural realiza seu primeiro Circuito Gastronômico de Terreiros

O projeto acontecerá no próximo dia 29/3

O Táxi Cultural, uma das iniciativas contempladas com o Prêmio Brasil Criativo, promove, no próximo dia 29/3 (domingo), seu primeiro Circuito Gastronômico de Terreiros. Com saída da Fundação Joaquim Nabuco (Derby), às 15h30, a ideia do projeto é valorizar a cultura de matriz africana e contribuir no enfrentamento à intolerância religiosa enfrentada pelos terreiros. A ação integra a construção dos Roteiros Étnicos que, em parceria com os terreiros, permitirão aos participantes, por meio de pequenas imersões, conhecerem um pouco mais da gastronomia, cultura e ritos das Casas de Matriz Africana. “Pretendemos oferecer ao visitante uma experiência singular das tradições das comunidades de Santo”, afirma Mauro Lira, idealizador do Táxi.

A primeira casa de santo a fazer parte do Circuito Gastronômico de Terreiros é o Ilê Asè Sango Ayra Ibonã, de Mãe Valda, situada no Cabo de Santo de Agostinho. O terreiro oferecerá o Borì, onde os presentes poderão imergir no rito de oferenda à cabeça (òrìsà Orí), que consiste em assentar, sacralizar, reverenciar e ofertar alimento ao òrìsà Orí.  O Borí é um ritual da religião yorùbá e das religiões de matrizes africanas, como o candomblé. Além do ritual, haverá uma conversa com Mãe Valda, que contará as histórias de seu terreiro e de sua comunidade. Essa será a primeira de oito casas de santo que deverão integrar a programação dos Roteiros Étnicos promovidos pelo Táxi Cultural.

O Táxi Cultural levará os participantes para conhecerem o terreiro Ilê Asé Sango Ayra Ibonã, comandado por mãe Valda

Para o encontro, serão disponibilizadas 30 vagas. O valor do investimento custa R$ 85 por pessoa. Reservas através do e-mail taxicultural@gmail.com. Mais informações poderão ser obtidas pelos telefones:
Mauro Lira – (81) 9666.3132
Nena Carvalho (81) 9588.9793

CIRCUITO GASTRONÔMICO DE TERREIROS

15h – Encontro em frente à Fundação Joaquim Nabuco no Derby
15h30 – Saída da Fundaj para o Ilê Asè Sango Ayra Ibonã (no Cabo de Santo Agostinho)
17h – Inicio do ritual do Borì
19h – Jantar e conversa com Mãe Valda
20h30 – Retorno ao Recife

Serviço
Circuito Gastronômico no Ilê Asè Sango Ayra Ibonã, situado no Cabo de Santo Agostinho.
Dia 29 de março de 2015, a partir das 15h
Valor: R$ 85

< voltar para home