Portal Cultura PE

Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Economia Criativa

Últimos dias de inscrição para a convocatória do PE Criativo

Os interessados poderão submeter propostas na área de Economia Criativa até a quarta (28)

A Secult-PE/Fundarpe irá selecionar propostas para compor o Programa de Formação do Pernambuco Criativo, cuja finalidade é desenvolver atividades de formação e qualificação nas áreas de Economia da Cultura e de Arte. As inscrições finalizam na próxima quarta (28) com o objetivo de selecionar projetos ligados a palestras, debates, workshops, oficinas, vivências criativas e intervenções voltadas a profissionais dos diferentes segmentos e linguagens artístico-culturais.

Jan Ribeiro/ Secult PE - Fundarpe

Jan Ribeiro/ Secult PE - Fundarpe

Programa selecionará projetos em formato de oficinas, palestras e workshops

Para a presidente da Fundarpe, Márcia Souto, a convocatória é uma maneira democrática de ocupar o espaço do PE Criativo, instalado na Casa da Cultura, e “visa oferecer atividades que atendam as necessidades/demandas da cadeia produtiva pernambucana”. “A ideia é promover ações formativas para a contribuição do fomento à Economia da Cultura no Estado, que possui uma vocação natural para promoção de eventos e empreendimentos culturais”, afirma a gestora.

Serão aceitas inscrições em atividades de formação cultural, nas seguintes dimensões: Produção e Gestão de Negócios Culturais (Direitos Culturais; Marketing, Comunicação e Relacionamento; Inovação em Cultura; Organização de Carreiras Artísticas; Redes, Sustentabilidade e Empreendedorismo); Processos e Organização dos Empreendimentos Culturais (Ferramentas Tecnológicas de Gestão; Metodologias Inovadoras para criação e gestão de negócios e empreendimentos culturais; Criação e gestão de e-commerce cultural).

Poderão participar do edital: pessoa física maior de 18 anos, pernambucana, ou portadora do título de cidadania pernambucana concedida pela ALEPE, residente e domiciliada no Estado de Pernambuco, que deverá comprovar atuação na atividade de sua inscrição nas áreas do objeto da convocatória há pelo menos seis meses; pessoa jurídica de direito privado, de natureza cultural ou áreas relacionadas à economia da cultura, com ou sem fins lucrativos, que deverá estar em pleno funcionamento, por, no mínimo, seis meses anterior à apresentação de sua proposta, cuja instituição deverá comprovar experiência em atividades ligadas às áreas de Economia da Cultura e de Arte um prazo mínimo de seis meses, com empresa residente e domiciliada no Estado de Pernambuco. Confira aqui a convocatória completa: https://goo.gl/oNJjkU

PERNAMBUCO CRIATIVO – Com atividades iniciadas em março de 2017, o programa é fruto de um convênio entre a Fundação de Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), o Ministério da Cultura (Minc) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e foi criado com a finalidade de promover atividades formativas para a contribuição do fomento à Economia Criativa no Estado. Além da oferta de palestras, oficinas e workshops gratuitos, do Pernambuco Criativo derivam o Observatório da Cultura e uma revista especializada em artigos da área. Outras ações que aconteceram por intermédio do Pernambuco Criativo são o Birô de Negócios, que funcionou durante seis meses na Casa da Cultura, e o I Seminário do Observatório de Cultura de Pernambuco.

< voltar para home