Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Espaços culturais

“Adeus, minha rainha” estreia no Cinema São Luiz

Filme do diretor francês Benoît Jacquot reflete o olhar de uma serviçal da corte de Versalhes, apaixonada pela sua rainha

Divulgação

Um triângulo afetivo em meio ao alvorecer da Revolução Francesa ganha a tela do Cinema São Luiz, a partir desta sexta (6/9). O filme “Adeus, minha rainha” é a estreia dessa semana na sala de exibição. Dirigido pelo francês Benoît Jacquot, a história mostra as incertezas da corte de Versalhes diante desse novo momento histórico, sob o olhar de uma serviçal apaixonada pela sua rainha. Continuam em cartaz, ainda, os filmes “O último Elvis”, “Reino escondido” e “Os amantes passageiros”.

“Adeus, minha rainha” começa na manhã de 14 de julho de 1789, quando Sidonie Laborde (Léa Seydoux) segue, mais uma vez, para sua atividade cotidiana – ela é leitora particular da rainha Maria Antonieta (Diane Kruger) – por quem nutre uma espécie de paixão. Nesta mesma data também acontece a Queda da Bastilha, o estopim para o início da Revolução Francesa, que mexe profundamente com a vida da Corte de Versalhes. A tensões e inquietações geradas por esse período são captados pelo olhar curioso de Sidonie, que também observava – com misto de inveja e angústia – a relação da rainha com sua amante, a duquesa Gabrielle de Pontignac (Virginie Ledoyen).

Em cartaz no São Luiz, a animação “Reino escondido” traz o professor Bomba, que dedicou boa parte de sua vida às pesquisas de um povo de tamanho diminuto, que vive na floresta e cujos movimentos são rápidos demais para serem registrados pelo olho humano. Agora, após o falecimento de sua ex-esposa, sua filha Maria Catarina, ou M.K., vai morar com ele. A garota acaba, acidentalmente, sendo diminuída de tamanho e envolvida no confronto entre os Homens-Folha e os Boggans, os tais seres que seu pai tanto procura.

“Os amantes passageiros”, do diretor espanhol Pedro Almodóvar, se passa num avião da companhia aérea Península enfrenta problemas durante um voo para o México, já que um dos trens de pouso não está mais funcionando. Com isso, o comandante da aeronave (Antonio de la Torre) é obrigado a voar em círculos, à espera de algum aeroporto que tenha condições para que possam fazer um pouso de emergência em solo espanhol. Durante este período, todos os passageiros e as aeromoças da classe econômica são dopados, para evitar que haja pânico generalizado. Os únicos acordados são os comissários de bordo e os passageiros da classe executiva, que, percebendo que correm sério risco de morrerem, decidem abrir o jogo sobre segredos de suas vidas pessoais.

No filme argentino “O último Elvis”, também na programação, a incomum história do cantor Carlos Gutiérrez (John McInerny), cover de Elvis Presley. Ele sempre viveu a vida do grande astro do rock como se fosse ele próprio reencarnado, negando a si mesmo. Só que ele se aproxima da idade que Elvis tinha ao morrer, e seu futuro se mostra vazio. Uma situação inesperada acaba por obrigá-lo a cuidar da sua filha Lisa Marie (Margarita Lopez), uma menina pequena que ele quase não vê. Nos dias em que fica com ela, Carlos experimenta ser realmente um pai e Lisa aprende a aceitá-lo como tal. Mas o destino lhe apresenta uma difícil decisão: em uma viagem de loucura e música, Carlos deverá escolher entre seu sonho de ser Elvis e sua família.

Confira a programação do Cinema São Luiz:

“Adeus, minha rainha”
Sexta (6/9), sábado (7/9), domingo (8/9), terça (10/9), quarta (11/9) e quinta (12/9): 16h
Classificação etária: 14 anos

“Reino escondido”
Sexta (6/9), sábado (7/9), terça (10/9), quarta (11/9) e quinta (12/9): 14h
Domingo (8/9): 10h e 14h
Classificação etária: livre

“O último Elvis”
Sexta (6/9), sábado (7/9), domingo (8/9), terça (10/9), quarta (11/9) e quinta (12/9): 18h
Classificação etária: 14 anos

“Os amantes passageiros”
Sexta (6/9), sábado (7/9), domingo (8/9), terça (10/9), quarta (11/9) e quinta (12/9): 19h50
Classificação etária: 16 anos

Serviço:
Cinema São Luiz
Rua da Aurora, 175, Boa Vista – Recife
Ingressos: R$ 4,00 (inteira) e R$ 2,00 (meia entrada)

< voltar para home