Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Espaços culturais

Animação “Aya de Yopougon” entra em cartaz no Cineteatro Guarany

Tem novidade na programação do Cineteatro Guarany, em Triunfo, nesta semana: a animação Aya de Yopougon (2011). Sucesso em seis volumes de histórias em quadrinhos, o filme, dirigido por Marguerite Abouet e Clement Oubrerie, transpõe para a tela as aventuras de Aya, uma jovem de 19 anos que vive em um bairro de Abidjan (uma das maiores cidades da Costa do Marfim), em meados da década de 70.

Divulgação

Divulgação

Aya era incialmente uma série de histórias em quadrinhos

Ao contrário de suas duas melhores amigas, Adjoua e Bintou, Aya sonha em se tornar médica e recusa ter o mesmo destino das mulheres do seu bairro, a grande maioria casada e com filhos. Sem miséria e fatalismo e longe de qualquer caricatura, o filme aborda questões contemporâneas da nossa sociedade, como a emancipação das mulheres e o aborto, com uma dose ácida de humor feroz, onde ninguém é poupado.

Seguem ainda em cartaz no Cineteatro Guarany os filmes: O Serviço de Entregas da Kiki (1990), O Sonho de Wadja (2013), Os Guarda-Chuvas do Amor (1964), O Silêncio da Noite é Que Tem Sido Testemunha das Minhas Amarguras (2016).

Confira abaixo os trailers, mais informações sobre as sessões e programe-se! O ingresso custa R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia-entrada). Às quintas-feiras, os filmes, em parceria com o Sesc, são exibidos gratuitamente. Curta a página do Cineteatro Guarany no Facebook  e acompanhe todas as novidades.

O Cineteatro Guarany integra o Cine de Rua, programa que visa revitalizar e reativar os cinemas de rua no Estado, em especial, nas cidades do interior. A iniciativa é desenvolvida pelo Sistema Secult & Fundarpe, em parceria com o movimento Cine Rua, a Prefeitura Municipal de Triunfo, o Sesc Triunfo – PE e o Consulado Geral da França no Recife/Institut Français Brasil.

AYA
(AYA DE YOPOUGON, França, 2011, 84min. Legendado)
Gênero: Animação | Direção: Marguerite Abouet e Clément Oubrerie
Classificação Etária: 14 anos
Sinopse: Aya e suas duas amigas, Adjoua e Bintou, vivem no bairro popular de Yopougon, em Abidjan, na Costa do Marfim. O grupo de moças tem 19 anos, idade caracterizada pela liberdade. Enquanto Adjoua e Bintou preferem aproveitar essa virtude saindo à noite e procurando um marido, Aya tem outra ambição: ser médica.
Dias e horários: sexta-feira (25), às 20h15 | sábado (26), às 16h30 | domingo (27), às 18h30.

O SERVIÇO DE ENTREGAS DA KIKI
(MAJO NO TAKKYUBIN, Japão, 1990, 102min.)
Gênero: Animação | Direção: Hayao Miyazaki
Classificação Etária: Livre
Sinopse: Kiki é uma jovem bruxa que acabou de completar 13 anos. Segundo a tradição, quando atingem essa idade, todas as bruxas devem sair de casa por um ano para aprender a viver por conta própria. Ela se muda para a cidade de Korico, junto com Jiji, seu gato falante. Lá ela aprende a seguir em frente com sua vida, apesar de todas as dificuldades que possam surgir.
Dias e horários: quinta-feira (24), às 16h.

O SONHO DE WADJDA
(WADJDA, Arábia Saudita/Alemanha, 2013, 97 min.)
Gênero: Drama | Direção: Waad Mohammed, Reem Abdullah, Abdullrahman Al Gohani
Classificação Etária: Livre
Sinopse: Wadjda tem dez anos de idade, e mora no subúrbio de Riade, a capital da Arábia Saudita. Ela é uma garota teimosa e cheia de vida, que gosta de brincar com os garotos. Um dia, após uma disputa com o amigo Abdullah, ela vê uma bela bicicleta verde à venda. Wadjda gostaria de comprar a bicicleta, para superar o colega em uma corrida, mas na sociedade conservadora onde vivem, garotas não podem dirigir carros ou bicicletas. Ela decide então fazer de tudo para conseguir o dinheiro sozinha.
Dias e horários: quinta-feira (24), às 19h30.

OS GUARDA-CHUVAS DO AMOR
(LES PARAPLUIES DE CHERBOURG, Alemanha Ocidental/França, 1964, 91min. Legendado)
Gênero: Comédia Musical | Direção: Jacques Demy | Elenco: Catherine Deneuve, Nino Castelnuovo, Marc Michel
Classificação Etária: 12 anos
Sinopse: Cherbourg, 1957. Guy Foucher (Nino Castelnuovo) é um jovem de 20 anos que foi criado pela madrinha e trabalha como mecânico de carros. Ele é apaixonado por Geneviève Emery (Catherine Deneuve), uma adolescente de 17 anos que ajuda sua mãe viúva no negócio da família, uma loja de guarda-chuvas elegante, mas pouco lucrativa. Geneviève também o ama, mas sua mãe acha que ela é muito nova para casar e não vê como Guy pode manter uma família. Ele é convocado para o serviço militar e ela descobre estar grávida. Surge o dilema: esperar o retorno do amado ou seguir adiante?
Dias e horários: sexta-feira (25), às 18h30 | sábado (26), às 20h15 | domingo (27), às 16h30.

O SILÊNCIO DA NOITE É QUE TEM SIDO TESTEMUNHA DAS MINHAS AMARGURAS
(Brasil, 2016, 79min.)
Gênero: Documentário | Direção: Petrônio Lorena
Classificação Etária: 16 anos
Sinopse: A poesia da vida cotidiana das pessoas que vivem nas cidades de São José do Egito e Ouro Velho e Prata, que fazem fronteira com Pernambuco e Paraíba, respectivamente. Um povo cercado por histórias poéticas e de cantoria. Uma memória aos vates do sertão que enche o local com música e poesia.
Dias e horários: sábado (26), às 18h30 | domingo (27), às 20h15.

< voltar para home