Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Espaços culturais

Ativismo feminino é destaque da semana no Cine Teatro Guarany

FETAP/Divulgação

FETAP/Divulgação

Documentário é destaque na programação da semana do Dia Internacional da Mulher

Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o Cine Teatro Guarany, equipamento cultural gerenciado pela Secult-PE/Fundarpe localizado em Triunfo-PE, exibe um importante registro do ativismo feminino. O documentário “Margaridas de Pernambuco em Marcha” será exibido nesta sexta-feira (13) e mostra a atuação das líderes sindicais rurais de Pernambuco na 6ª Marcha das Margaridas, que reuniu mais de 100 mil mulheres em Brasília, no ano passado. “Modo de Produção” e “Açúcar” completam a programação desta semana. Os ingressos custam R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia).

PROGRAMAÇÃO COMPLETA – SEMANA DE 13 a 15 DE MARÇO

MARGARIDAS DE PERNAMBUCO EM MARCHA (Brasil, 2019, 25 minutos)
Gênero: Documentário | Direção: Shaynna Pidori
Classificação Etária: Livre
Sinopse: O documentário de 25 minutos mostra a trajetória das líderes sindicais rurais de Pernambuco na 6ª Marcha das Margaridas, que reuniu mais de 100 mil mulheres em Brasília-DF, em agosto de 2019, em defesa da democracia, justiça, igualdade e livre de violências. A narrativa é construída a partir da história de três mulheres de diferentes gerações e níveis de participação da luta sindical. O filme trata de temas importantes para o campo e a sociedade em geral, como a agricultura familiar de base agroecológica, a participação política das mulheres, a organização, o feminismo, a luta por igualdade de gênero. O curta metragem é dirigido pela cineasta Shaynna Pidori, que tem se dedicado a documentar a história de lideranças femininas do Nordeste do país. Um filme emocionante que mostra a luta, a força e a ousadia das mulheres e a importância da ENFOC e dos processos formativos para a organização e ocupação das mulheres nos espaços políticos.
Dias e horários: sexta-feira (13/3): 19h

MODO DE PRODUÇÃO (Brasil, 2017, 70 minutos)
Gênero: Documentário | Direção: Dea Ferraz
Classificação Etária: Livre
Sinopse: “Modo de Produção” faz do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Ipojuca seu personagem central. Um lugar por onde passa, diariamente, uma massa de trabalhadores rurais, com suas vidas talhadas pela cana. Aposentadorias, demissões, relações de trabalho e um suposto desenvolvimento econômico-social que se avizinha como uma miragem distante ou, quem sabe, fantasma: o Porto de Suape. Em 2020 o filme faz refletir possibilidades de um olhar sobre Capital, Estado, Justiça, Sindicato e uma massa de trabalhadores à mercê de mecanismos burocráticos que transformam a vida em espera.
Dias e horários: sábado (14) e domingo (15): 19h

AÇÚCAR (Brasil, 2018, 90 minutos)
Gênero: Drama | Direção: Renata Pinheiro, Sérgio Oliveira | Elenco: Maeve Jinkings, José Maria Alves, Dandara de Morais
Classificação Etária: 14 anos
Sinopse: Bethania retorna a suas terras onde uma vez funcionou um antigo engenho de açúcar da sua família, o Engenho Wanderley. Entre fotos, criaturas fantásticas, contas a pagar, trabalhadores reivindicando seus direitos sobre a terra, sons e memórias da antiga casa senhorial, Bethania enfrenta a si mesma em um presente onde o passado e o futuro são ambos ameaçadores.
Dias e horários: sexta-feira (13), sábado (14) e domingo (15): 20h30

< voltar para home