Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Espaços culturais

Centenário de João Cabral de Melo Neto é tema do Saraus em Pasárgada nesta sexta-feira (11)

Evento mensal, que desde março é realizado on-line por causa da pandemia do coronavírus, reúne poetas e amigos do Espaço Pasárgada

Saraus em Pasárgada homenageia João Cabral de Melo Neto nesta sexta-feira (11)

Saraus em Pasárgada homenageia João Cabral de Melo Neto nesta sexta-feira (11)

“Versos Cabralinos: Homenagem aos 100 Anos de João Cabral de Melo Neto” é o tema deste mês no Saraus em Pasárgada, que acontece on-line nesta sexta-feira (11). O evento mensal, que desde março é realizado on-line por causa da pandemia do coronavírus, reúne poetas e amigos do Espaço Pasárgada, equipamento cultural gerenciado pela Secult-PE/Fundarpe. A exibição acontece a partir das 18h, no Instagram  (@culturape).

O formato será o mesmo usado desde que o encontro mensal passou a ser virtual. A participação de poetas, amantes da poesia, admiradores de João Cabral e curiosos, mantendo a tradição de microfone aberto a todos, se dará por vídeos. Os interessados devem publicar seus conteúdos no Instagram e marcar os perfis @culturape e @manuelbandeira.pasargada. Serão compartilhadas gravações contendo poemas do próprio homenageado ou que tenham relação com ele.

“Nossa homenagem ao poeta já seria certa em nossa agenda, pela importância de João Cabral de Melo Neto para a poesia. Mas o Espaço Pasárgada, como um local de preservação da obra de Manuel Bandeira, que era primo e amigo de João Cabral, ganha um motivo a mais para a escolha do tema”, afirmou a gestora do equipamento, Marília Mendes.

João Cabral de Melo Neto nasceu no Recife, em 9 de janeiro de 1920. Como um dos poetas mais importantes do País, foi um dos que mais perto chegou de um Nobel de Literatura, devido exercício do cargo de diplomata e o contato com outros poetas internacionais. Além de Manuel Bandeira, também era primo do sociólogo Gilberto Freyre. Foi membro das Academias Pernambucana e Brasileira de Letras. Morreu aos 79 anos, no Rio de Janeiro.

< voltar para home