Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Espaços culturais

César Monteiro lança seu novo livro “Poétnico” no Espaço Pasárgada

O lançamento da publicação será na próxima sexta-feira (17), às 18h, dentro da programação dos Saraus em Pasárgada

Divulgação

Divulgação

O livro apresenta um misto de poesias e contos

Os Saraus em Pasárgada celebram, na próxima sexta-feira (17), às 18h, a Poesia Negra, com o lançamento do livro Poétnico – Um poema para Preta. De autoria do escritor, poeta e declamador César Monteiro, a publicação é um misto de poesia e contos que narra a história de amor entre um fazendeiro e uma negra escravizada. Na trama, fortemente inspirada na biografia dos antepassados do autor, a protagonista, não por acaso chamada de Preta, influencia o amado a libertar os demais escravizados e assim, do amor proibido, nasce a liberdade.

Poétnico evidencia o poder da mulher negra, que luta e usa todas as armas para libertar seu povo da opressão. Relata o surgimento de duas comunidades quilombolas de Brejão, lugares de refúgio, esperança de liberdade e vida digna“, conta o autor que, nascido em uma comunidade quilombola em Brejão (PE), reconta a força do povo negro que luta por sobrevivência e anseia a igualdade. “A obra relata também o surgimento de duas comunidades quilombolas de Brejão, lugares de refúgio, esperança de liberdade e vida digna e, a partir de uma protagonista forte e ativa, celebra o poder da mulher negra, que batalha e usa todas as armas para libertar seu povo da opressão”, diz sobre o livro.

Para a gestora do Espaço Pasárgada, Marília Mendes, o lançamento da obra marcará não só as comemorações do mês da Consciência Negra, celebrado agora em novembro, como também a arte e a luta do povo negro. “Com microfone e coração aberto ao público, os Saraus de Pasárgada vão nos brindar dessa vez com muita poesia, performance, provocação, lirismo e resistência. A ideia é provocar reflexões e, mais do que isso, potencializar a literatura negra”, pontua. Além de um bate-papo com o autor, o recital contará com a participação do Grupo Bonotrio, que irá recitar os poemas do livro.

SARAUS EM PASÁRGADA – O projeto teve início em outubro de 2016, com a poetisa Jussara Salazar falando sobre o tema Vida e Morte na Poesia. Em um ano, recebeu mais de 600 pessoas como público e convidados notáveis no cenário contemporâneo da poesia pernambucana como Miró, Zizo, Meca Moreno e o grupo Profundanças.

Serviço
Saraus em Pasárgada – Lançamento do livro Poétnico – Um poema para Preta (César Monteiro)
Quando: 17/11 (sexta-feira), às 18h
Onde: Espaço Pasárgada (R. da União, 263 – Boa Vista, Recife – PE)
Acesso gratuito

< voltar para home