Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Espaços culturais

“Cholocate” abre a programação do Festival Varilux de Cinema Francês no São Luiz

A 13ª edição do evento, que conta com o apoio da Secult-PE/Fundarpe no Recife, acontecerá de 8 a 22 de junho em mais de 50 cidades brasileiras. A programação contará com 15 filmes inéditos e o grande clássico do cinema francês “Um Homem e uma Mulher”, de Claude Lelouch

Divulgação

Divulgação

Para marcar a abertura do festival na capital pernambucana, o longa “Chocolate”, do diretor Roschdy Zem, será exibido nesta quarta-feira (8), às 20h, no Cinema São Luiz

Depois de ter alcançado 110 mil espectadores no Brasil, em 2015, o Festival Varilux de Cinema Francês está de volta às principais salas de cinema do país nesta semana. Com uma programação que circulará por mais de 50 cidades brasileiras, o evento contará, a partir desta quarta-feira (8) até o próximo dia 22, com a exibição de 15 filmes inéditos, dos mais variados gêneros, e do grande clássico do cinema francês, Um Homem e uma Mulher, de Claude Lelouch.

Recife é uma das dez cidades que irão receber o festival no Nordeste e, para abrir a programação, contará nesta quarta-feira, às 20h, com a apresentação do longa Chocolate, no Cinema São Luiz. O filme, dirigido por Roschdy Zem, narra a história de Rafael Padilha, artista negro cubano, nascido em 1868, que foi vendido quando ainda era criança. Anos depois, ele consegue fugir e é encontrado nas docas por um palhaço que o coloca nas suas apresentações. Em seguida, Padilha passa a ser conhecido como Chocolat, tornando-se o primeiro artista circense negro na França, um grande sucesso no final do século 19. Para essa primeira sessão, o público poderá comprar ingressos de forma antecipada na bilheteria do São Luiz. Os tíquetes custam R$10 (inteira) e R$5 (meia-entrada).

Além da programação regular, haverá ainda várias atividades paralelas e gratuitas na cidade e arredores, como a Oficina franco-brasileira de roteiros audiovisuais, que acontecerá de 13 a 17 de junho, na aceleradora Jump Brasil, reservada a um público já selecionado. A iniciativa conta com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado de PE/Fundarpe, do Instituto Francês do Brasil no Recife, da Aliança Francesa de Recife, do Portomídia/Porto Digital e do Centro Audiovisual Norte-Nordeste (CANNE).

Para abrir a conversa sobre o mesmo tema a um público mais amplo, a Aliança Francesa do Recife irá propor uma palestra aberta com uma dos formadores da oficina. O evento Profissão roteirista: roda de diálogos com Corinne Klomp acontecerá no dia 16 de junho (quinta-feira), às 19h30, na unidade do Derby da Aliança Francesa.

Sessões gratuitas de filmes serão também organizadas na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Aliança Francesa de Recife e no Cineteatro Samuel Campelo de Jaboatão dos Guararapes. Essa iniciativa é apoiada pelo Instituto Francês do Brasil no Recife e a Aliança Francesa de Recife e tem como intuito tornar o Festival Varilux mais acessível e democrático, e também divulgar o cinema francês em outros locais que não sejam salas de cinema. Confira aqui a programação completa.

Serviço
Oficina franco-brasileira de roteiros
Quando: de 13 a 17 de junho
Onde: Aceleradora Jump Brasil – Recife
Formadores: Alain Layrac, Corinne Klomp, Romain Compingt (roteiristas franceses)

Palestra “Profissão roterista: roda de diálogos com Corinne Klomp”
Quando: 16 de junho (quinta-feira), às 19h30
Onde: Aliança Francesa de Recife
Evento gratuito

Sessões gratuitas
Universidade Federal de Pernambuco- auditório do Centro das Artes e de Comunicação (CAC):
*15/06 (quarta-feira), às 18h – Os Cowboys
*16/06 (quinta-feira), às 18h - Marguerite
*17/06 (sexta-feira), às 18h – Meu Rei

Sessões educativas gratuitas
*15/06 (quinta-feira), às 10h: O Novato - Auditório do CAC – UFPE, sessão para o alunos de francês do CAP
*18/06 (sábado), às 10h30 – Abril e o Mundo Extraordinário – Aliança Francesa- Auditório André Marlaux
*21/06 (terça-feira), às 15h: Abril e o Mundo Extraordinário - Cineteatro Samuel Campelo de Jaboatão
*21/06 (terça-feira), às 18h: O Novato - Cineteatro Samuel Campelo de Jaboatão

Sessões regulares do Festival Varilux do Cinema Francês
De 8 a 22 de junho
Onde: Cinema do Museu (Fundaj), Moviemax Rosa e Silva, Cinema São Luiz e Cinemark Shopping Riomar

Acesse aqui a programação completa do Festival Varilux de Cinema Francês.

< voltar para home