Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Espaços culturais

Curso sobre identidade sertaneja está com inscrições abertas

Atividade promovida pelo Cais do Sertão vai acontecer entre os dias 23 e 25 de setembro

Com informações da assessoria

O museu Cais do Sertão, no Recife, abriu inscrições para o curso Sertão Escrito: Literaturas do Sertão, com o professor Durval Muniz, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A atividade acontece de 23 a 25 de setembro e tem o objetivo de discutir o conceito de Sertão através de arquivo de imagens e enunciados que vieram se agregar em torno deste sintagma, analisando como esse conceito passou a agregar, em períodos históricos distintos, diferentes significados.

divulgação

divulgação

Oportunidade de formação cultural

Para Durval, o Sertão é um espaço não apenas físico, mas imaginário, simbólico, subjetivo, afetivo. Sua compreensão passa por uma observação minuciosa da produção literária e ensaística brasileira, dos temas aos quais foi associado e do seu funcionamento na construção de um discurso em torno da identidade nacional brasileira. O curso tem por objetivo explicitar as diferentes leituras feitas em torno da temática do sertão e do sertanejo, o conjunto de imagens e enunciados que foi constituindo diferentes maneiras de ver e dizer o ser do sertão e do sertanejo e as mitologias que, produzidas em torno desse espaço, serviram de explicação e justificativa para projetos estéticos e políticos no Brasil.

O curso, com carga horária de 12 horas, será realizado no auditório do Centro de Artesanato, bairro do Recife. As inscrições podem ser feitas presencialmente no Cais do Sertão com valor especial (R$120,00) até o dia 30 de agosto.
Mais informações pelo e-mail contato@caisdosertao.org.br ou pelo telefone (81) 3089-2974.

< voltar para home