Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Espaços culturais

Design e arte sustentável têm encontro marcado na Torre Malakoff

Dois eventos distintos serão realizados no equipamento cultural neste sábado (8) e domingo (9)

Fundarpe

Fundarpe

As duas ações são gratuitas e contam com o apoio da Secretaria de Cultura de Pernambuco

Neste próximo final de semana, a Torre Malakoff, no Bairro do Recife, vai receber duas atividades culturais. No sábado (8), das 9h às 18h, o equipamento recebe o projeto R Recife 2014, cuja proposta é reunir os estudantes de design de toda a região Norte Nordeste para discutir e praticar o design nas diversas formas. Já no domingo (9), às 15h, a Torre sediará a oficina Trajetável – trajetória sustentável, do artista plástico André Soares Monteiro, com a perspectiva de trabalhar a sensibilização da população quanto à necessidade da preservação do meio ambiente através da arte. As duas ações são gratuitas e contam com o apoio da Secretaria de Cultura de Pernambuco.

O R Recife 2014 tem como objetivo mostrar o mercado de trabalho da cidade do Recife e os profissionais que aqui atuam, bem como promover a cidade e as possibilidades que ela traz para a economia criativa. Este ano, o evento traz o tema “Diversifique-se” e vai propor discussões com profissionais e estudantes sobre projetos e atividades que relacionam o campo do design com os mais diversos campos de trabalho.

Das 9h às 12h, será realizada a oficina Mitolambida, cuja proposta é aproximar as pessoas ao estudo da mitologia, através de intervenções urbanas, utilizando a técnica do Lambe-lambe. Das 14h às 18h, o público poderá participar da oficina Ave Anúbis, que visa a explorar o caráter criativo modelagem tridimensional do vestuário (moulage), através da técnica da “múmia”.

Trajetável – trajetória sustentável
A oficina, que se repetirá no dia 7 de dezembro e é aberta para a inscrição de até 20 pessoas, vai estabelecer contato com o público, que pintará, com todos junto,s uma tela de 6m x 3m, utilizando a técnica Catamisto (catar e misturar lixo), transformando refugos em arte ambiental.

Nascido na cidade do Recife em 1967, André é autodidata e o idealizador do Catamisto, um movimento que surgiu no fim da década de 70 e que tem como principal característica a transformação de materiais recicláveis (banners, revistas, cartões postais, borracha, papelão, polietileno entre outros) em arte socioambiental.

Exposições
O equipamento também segue com duas exposições gratuitas: Barco de Fogo e Gráfica Lenta. A primeira é do fotógrafo sergipano Márcio Garcez, que registrou, durante três ano,s os processos de feitura e apresentação do Barco de Fogo, brincadeira popular sergipana que mistura fogos de artifício e artesanato. Já a mostra Gráfica Lenta, um trabalho do artista Maurício Castro, preza por uma criação sem tanta pressa e que tem o lema ‘A prensa é inimiga da perfeição’. A exposição foi feita com gravuras em linóleo de forma independente e é fruto de uma produção na galeria Maumau, Zona Norte do Recife. A visitação à Torre Malakoff pode ser feita de terça a sexta-feira, das 10h às 18h, no sábado das 15h às 18h, e no domingo das 15h às 19h.

SERVIÇO
Torre Malakoff
(Praça do Arsenal, s/n, Bairro do Recife – Recife-PE)
Terça a sexta-feira, das 10h às 18h| Sábado, das 15h às 18h | Domingo, das 15h às 19h
R Recife 2014
Sábado (8) | 9h às 18h
Trajetável – Trajetória sustentável
Domingo (9) | 15h
Gratuito

< voltar para home