Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Espaços culturais

Equipamentos culturais pernambucanos participam da 10ª Primavera dos Museus

O evento acontece até o próximo domingo (25), no Museu do Trem/Estação Central Capiba, MASPE, MUBAC e no MEPE

Divulgação

O Estado de Pernambuco recebe, a partir desta segunda-feira (19), a 10ª Primavera dos Museus. O projeto, que é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), em parceria com várias instituições museológicas brasileiras, acontece até domingo (25) e, nesta edição, propõe-se a debater o tema “Museus, Memórias e Economia da Cultura”.

O evento convida a sociedade para a reflexão a respeito da importância dos museus como agente fundamental da economia da cultura. “Os museus desempenham um importante papel social. O foco tradicional na coleta, preservação e educação tem-se alargado, o que possibilita ressaltar suas potencialidades de interação com a comunidade. Sob essa perspectiva, os museus se tornam espaços de trocas e construções socioculturais, tanto com seus públicos quanto com seu entorno”, disse a presidente da Fundarpe, Márcia Souto, sobre a proposta deste ano. Na programação estão previstas, exposições, oficinas, mesas redondas e visitas monitoradas. Confira as atividades abaixo:

MUSEU DO TREM/ESTAÇÃO CENTRAL CAPIBA
Nesta terça-feira (20), às 14h, o Museu do Trem/Estação Central Capiba promove a mesa-redonda “Museus, memórias e economia cultural”, que contará com a participação de Alexandro S. de Jesus, do curso de Museologia da UFPE, Mário Gouveia (Fundarpe) e Adonias Ferreira (Museu do Trem/Estação Central Capiba). A ação disponibilizará 20 vagas, cujas inscrições gratuitas poderão ser realizadas através do e-mail: programacaomt@gmail.com. Além disso, na quarta (21) e na quinta-feira (22), haverá a realização do jogo didático “Chegadas e Partidas” para os alunos das escolas da Região Metropolitana. O agendamento para atividade também deverá ser feito pelo mesmo endereço eletrônico: programacaomt@gmail.com.

MASPE 
O Museu de Arte Sacra de Pernambuco está com uma série de atividades programadas para a 10ª Primavera dos Museus. Dentre elas, a exposição permanente com a coleção de Arte Sacra e Arte Popular Religiosa da instituição, que, composta por obras do século 17 ao século 20, narram arte, história e a tradicional e peculiar fé, presente na nossa cultura; a mostra “Arte Religiosa: O Imaginário na Devoção Popular”, que, com a curadoria do Frei Rinaldo Santos, gestor do Maspe, reúne obras de arte popular de artistas pernambucanos participantes do 1º Salão de Arte Popular Religiosa da 17ª Fenearte. Na parte formativa, o museu oferecerá duas oficinas: uma de pintura, com o artista Alberto Simões, no sábado (14), às 15h; e uma de patrimônio, “Brincar o Patrimônio: Histórias para Aprender e Contar”, voltada para o público infantil e que contará no sábado (24), a partir das 10h, com mediação de Emerson Pontes e Sandro Vasconcelos. As duas atividades são gratuitas.

MUBAC
O Museu do Barro de Caruaru também integra a rota da 10ª Primavera dos Museus com a exposição “Mulheres de Barro”, que homenageia a artesã Marliete Rodrigues. A mostra reúne 20 painéis dos alunos da Escola Municipal Professor Rubens de Lima Barros, que fizeram um (re)leitura das obras das mestras  do Alto do Moura, e retrata a beleza e a tradição o universo feminino das artesãs. Os visitantes poderão visitá-la de terça-feira a sábado, das 9h às 17h, e no domingo, das 9h às 13h.

MUREO
O Museu Regional de Olinda (Mureo) se integra à programação da Primavera dos Museus, com a exposição permanente do seu acervo, que é composto por mobiliários, pinturas, louças, pratarias e peças de grande valor histórico para a vida social, religiosa e política da cidade. Ainda, possui um conjunto raro de peças de arte sacra do século 17 e 18 em terra-cota e madeira. O público poderá conferir a mostra de terça a sexta-feira, das 9h às 17h.

MEPE
O Museu do Estado de Pernambuco (MEPE) também participará do evento com as exposições “O Casarão e a Cidade, usos e Costumes”, que revela as curiosidades do Palacete Estácio Coimbra; “355 anos do Tratado de Paz de Haia”, mostra comemorativa dos 355 anos do Tratado de Paz firmado em Haia, entre Portugal e Holanda; “Arte: O Quinto Elemento do Universo”, projeto de arte contemporânea da arquiteta e artista plástica Marta de Souza Leão, dedicada aos elementos da natureza com obras em cerâmica variando entre painéis e esculturas. Além disso, haverá visitas guiadas ao museu, na quarta (21), quinta (22) e sexta-feira (23), das 10h às 12h, e das 14h às 16h. Para agendar um desses horários, basta entrar em contato com a gestão do MEPE, através do telefone: (81) 3184-3174.

Sobre o evento 
A 10ª Primavera dos Museus terá a participação de 753 museus de todo o país e oferecerá ao público mais de 2.000 atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas e exibição de filmes. Confira aqui a programação completa.

< voltar para home