Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Espaços culturais

Espaço Pasárgada participa do 1º Encontro de Museus-Casa em João Pessoa

O evento acontece nesta sexta-feira (29), às 8h30, na Fundação Casa de José Américo

Joana Pires/Secult-PE/Fundarpe

Joana Pires/Secult-PE/Fundarpe

O Espaço Pasárgada levará para João Pessoa as ações que promove para preservar e perpetuar o legado e a obra de Manuel Bandeira

O Espaço Pasárgada, equipamento cultural gerido pela Secult-PE/Fundarpe, é dos convidados do 1º Encontro de Museus-Casa, que acontece nesta sexta-feira (29), na Fundação Casa de José Américo (FCJA), sediada em João Pessoa (PB).

Com a participação de vários representantes da museologia brasileira, como Clóvis Carvalho Britto, Rodrigo Alves Ribeiro, Silvano Alves Bezerra da Silva, Manoel Dantas Suassuna, Sonia Freyre Pimentel, Átila Tolentino, o evento é destinado a profissionais e estudantes das áreas de museologia, arquivologia, biblioteconomia, letras, artes, história, turismo e afins, e visa, segundo o presidente da FCJA, Damião Ramos Cavalcanti, criar um espaço de diálogo entre as instituições museológicas, a fim de que se apresentem “significativos resultados à preservação e ao bem da nossa memória”.

Para a gestora do Espaço Pasárgada, Marília Mendes, o encontro será uma “ótima oportunidade para divulgar as ações da Casa de Manuel Bandeira e também uma chance de estabelecer novas parcerias com instituições de várias partes do Nordeste”.

A programação, que é inteiramente gratuita, inicia-se às 8h30, com recepção do recital do grupo Prima (Programa de Inclusão através da Música e das Artes do Governo do Estado da Paraíba). A seguir, abertura com as falas do presidente da Fundação Casa de José Américo, Damião Ramos Cavalcanti, sobre “A memória coletiva nos Museus”, Átila Tolentino sobre “Iphan/PB: Visão do Iphan sobre os Museus-Casa”, e o presidente da Fecomércio/PB sobre “Os Museus-casa e o Turismo”.

A série de palestras começa às 9h30, com “Moradas da memória: a construção de um museu na casa de Gilberto Freyre” (Rodrigo Alves Ribeiro – Universidade Federal de Pernambuco); às 10h, “Aspectos da produção no conjunto da obra de Pedro Américo” (Silvano Alves Bezerra da Silva – Universidade Federal do Maranhão). Após o intervalo, às 10h40, “A Poética nos Museus-Casa” (Clóvis Carvalho Britto – Universidade Federal de Sergipe).

A programação da tarde terá início às 13h45, com a mesa-redonda “O desafio de preservar: questões atuais e perspectivas futuras”, tendo como mediador Átila Tolentino, e com a participação dos representantes dos museus: Museu Casa de José Américo (Janete Lins Rodriguez), Museu José Lins do Rego (Maria do Carmo Diniz), Casa de Ariano Suassuna (Manuel Dantas Suassuna).

Após o intervalo, às 16h15, a mesa-redonda prossegue com os seguintes museus: Memorial Augusto dos Anjos (Jairo Cézar), Museu Pedro Américo (Gerson Paulino de Lima Júnior), Espaço Pasárgada – Casa de Manuel Bandeira (Marília Mendes), Casa-Museu Magdalena e Gilberto Freyre (Sonia Freyre Pimentel). A seguir, debate e troca de experiências. O evento se encerra com visita ao Museu-Casa de José Américo e leitura poética com Zezita Matos.

< voltar para home