Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Espaços culturais

Estação Central Capiba – Museu do Trem comemora cinco anos com lançamento de catálogo

Evento para celebrar a data e lançar o catálogo será realizado nesta quinta-feira (23), às 15h, no próprio equipamento cultural

Jan Ribeiro/Secult-PE

Jan Ribeiro/Secult-PE

A Estação Central Capiba – Museu do Trem do Recife é um dos mais antigos da América Latina

A Estação Central Capiba – Museu do Trem celebra seus cinco anos de reinauguração nesta quinta-feira (23), às 15h, com o lançamento de um catálogo sobre o equipamento cultural. Gerido pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), o Museu do Trem contará também neste dia com discotecagem de Alex Mono, exibição de curtas e outras ações gratuitas.

A apresentação do catálogo do Museu do Trem será feita por Maurício Reynaldo, gestor do equipamento cultural, e André Cardoso, que também compõe a equipe do museu. Em seguida, será exibido um documento histórico, em película 16 mm, que foi exibido durante a inauguração do Museu do Trem (RFFSA, 1972, 10 min, colorido, mudo).

Costa Neto/Secult-PE

Costa Neto/Secult-PE

Inaugurado em 1972, em dezembro de 2014 foi reaberto ao público, totalmente requalificado pelo Governo de Pernambuco

O público será convidado ainda a visitar a exposição “Chegada e partida: A memória do trem em Pernambuco”, e assistir à apresentação do “Mural das Estações” (Imagens de André Cardoso/ Projeto Memória Ferroviária de Pernambuco) na sala “Estações Ferroviárias”.

“A importância desse catálogo se dá porque o Museu no Trem nos leva a refletir sobre a importância das ferrovias e seu impacto histórico na transformação de paisagens urbanas e rurais, bem como uma conscientização sobre a preservação do patrimônio ferroviário em Pernambuco”, afirma Maurício Reynaldo.

A Estação Central Capiba – Museu do Trem do Recife é um dos mais antigos da América Latina. Inaugurado em 1972, em dezembro de 2014 foi reaberto ao público, totalmente requalificado. Ao longo dos últimos cinco anos, desde sua reabertura, o museu tem realizado diversas ações pela preservação do patrimônio cultural de Pernambuco, pela memória ferroviária no estado, sendo considerado um dos mais visitados equipamentos culturais do Governo de Pernambuco.

Serviço:
Lançamento do catálogo do Museu do Trem
Quinta-feira (23), às 15h
Estação Central Capiba – Museu do Trem (Rua Floriano Peixoto s/n, Bairro de São José, Recife)
Gratuito

Visite a Estação Central Capiba – Museu do Trem
Terça a sexta-feira, das 9h às 17h | Sábado, das 10h às 17h | Domingo, das 10h às 14h Telefone: (81) 3184.3197 // 3184-3198

< voltar para home