Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Espaços culturais

(E)terno Manuel é o tema de Saraus em Pasárgada desta sexta-feira (9) e live na terça-feira (13)

Evento mensal, que desde março é realizado on-line por causa da pandemia do coronavírus, desta vez homenageia o poeta pelo aniversário de seu falecimento e continuará em live na terça

Divulgação

Divulgação

Manuel Bandeira foi poeta, crítico de arte, professor, e uma das mais emblemáticas figuras que participaram da Semana de Arte Moderna de 1922

Saraus em Pasárgada desta sexta-feira (9) homenageia o antigo morador ilustre da casa número 263 da Rua da União, no centro do Recife, Manuel Bandeira. O aniversário de 52 anos de seu falecimento, no dia 13 de outubro, inspirou o tema deste mês, (E)terno Manuel, e será também o mote de uma live que acontecerá na próxima terça-feira (13). O sarau mensal, que desde março é realizado on-line por causa da pandemia do coronavírus, reúne poetas e amigos do Espaço Pasárgada, equipamento cultural gerenciado pela Secult-PE/Fundarpe. A exibição acontece a partir das 18h, no perfil do Instagram @culturape.

“Com esse tema, queremos falar de vida em um aniversário de morte. Mostrar que Bandeira saiu da vida para entrar na eternidade, porque ele inspira e a arte tem sua própria permanência, pois vai além da pessoa. É um eterno inspirar-se na criação artística. É a eterna dança da criação e da recriação”, disse Marília Mendes, gestora do espaço.

O formato será o mesmo usado desde que o encontro mensal passou a ser virtual. A participação de poetas, amantes da poesia, admiradores de Manuel Bandeira e curiosos, mantendo a tradição de microfone aberto a todos, se dará por vídeos. Os interessados devem publicar seus conteúdos no Instagram e marcar os perfis @culturape e @manuelbandeira.pasargada. Serão compartilhadas gravações contendo poemas do próprio homenageado ou que tenham relação com ele.

Live – Na data do aniversário de falecimento de Manuel Bandeira, 13 de outubro, o Espaço Pasárgada continua a programação especial com uma live para mais troca de poesias, histórias e experiências em torno da vida e da obra do morador mais ilustre que já passou pelo número 263 da Rua União, no centro do Recife, onde funciona o equipamento cultural.

A conversa virtual está marcada para as 20h, no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=EPxSMKalnr8) e Facebook (https://pt-br.facebook.com/culturape). Participam o escritor, músico e poeta Sergio Deslandes; o ator e performer Adriano Cabral; a poeta e performer Daniela Galdino; e a dupla Lucas Oliveira, músico e pesquisador, e Maria Oliveira, atriz e bonequeira.

“Convidamos artistas que atuam em universos diferentes, porém semelhantes, que tem uma contribuição importante para a cultura e uma relação com a obra de Manuel Bandeira e com o Espaço Pasárgada”, explicou Marília Mendes.

< voltar para home