Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Espaços culturais

Exposição destaca sustentabilidade e reinvenção da televisão

Mostra do artista Julio César de Araújo entra em cartaz a partir desta quinta (6) na galeria do Centro de Artesanato de Pernambuco

Costa Neto

Costa Neto

O artista plástico Julio César de Araújo expõe no Centro de Artesanato de Pernambuco

Na semana em que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6) a Galeria de Arte do Centro de Artesanato de Pernambuco (Cape) recebe a exposição “Arte nos Televisores, Cultura na Televisão”. A mostra do artista plástico Julio César de Araújo propõe a utilização de caixas de televisores e tecnologias manuais, com a apropriação do suporte e de sua representação, dotando as caixas industriais de personagens cotidianos, sustentados na criação popular. A abertura da exposição acontece nesta quinta-feira, a partir das 19h.

O designer italiano Ézio Manzini diz que para qualquer criação do design, seja o improvisado, o alternativo, a gambiarra, é fundamental buscar uma abordagem estratégica, a fim de mover a concepção predominante em direção ao design voltado à sustentabilidade. Apoiado na ideia da cultura da sustentabilidade, o projeto Arte nos Televisores, Cultura na Televisão se alimenta da cultura contemporânea e local, buscando soluções materiais e visuais para o que tornamos descartável.

Com o trabalho, o artista amplia a discussão sobre os conceito de sustentabilidade na arte. “Ser sustentável é consumir de maneira consciente o necessário e reutilizar com arte o descartável”, comenta. A exposição fica em cartaz até 06 de julho.

Galeria do Cape – A Galeria de Arte do Centro de Artesanato de Pernambuco, em suas mostras, vem trabalhando as relações com a cultura popular, seja por meio dos suportes, temáticas ou técnicas expostas, buscando um profícuo diálogo com o público acerca das produções regionais e seus desdobramentos contemporâneos.

Serviço
Exposição Arte nos Televisores, Cultura na Televisão, de Julio César de Araújo
Local: Galeria de Arte do Centro de Artesanato de Pernambuco (Cape) – Av. Alfredo Lisboa, s/n – Armazém 11 – Bairro do Recife
Abertura: 06 de junho, 19h
Visitação: segunda, 14h às 20h | terça a domingo, 11h às 19h | até 06 de julho
Entrada gratuita

< voltar para home