Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Espaços culturais

Exposição no Museu do Barro traz o olhar de estudantes sobre riqueza cultural de Caruaru

Programação integra a 12ª Semana do Patrimônio de Pernambuco, com desenhos produzidos a partir de registros fotográficos realizados em uma oficina oferecida para alunos de uma escola pública da cidade

Divulgação

Divulgação

Estudantes retrataram símbolos do patrimônio material e imaterial de Caruaru

O Museu do Barro, espaço gerenciado pela Secult-PE/Fundarpe, participa da 12ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco com a exposição “Caruaru: Cidade, Patrimônio e Poesia”. A mostra, que segue até o dia 31 de agosto, apresenta o olhar de alunos da Escola Municipal Professor Rubem de Lima Barros, localizada na periferia caruaruense, a respeito da riqueza cultural da cidade. O material exposto foi criado a partir de uma oficina de fotografia ministrada para os estudantes pelo fotógrafo Antônio Preggo.

Os estudantes participantes da formação estão entre os 12 e os 16 anos. A oficina durou uma semana e dá continuidade à parceria de cinco anos entre o Museu do Barro e a Escola Rubem de Lima Barros, que começou em 2014 com a exposição “O São João de Caruaru: um olhar contemporâneo”.

Segundo Maria Amélia Campello, gestora do espaço, a ideia de expor material criado pelos estudantes é um esforço de cidadania para toda a comunidade. “Eu sempre digo para eles: quando vocês se veem aqui, expondo em um equipamento do Governo Estadual, em uma parceria com a prefeitura, ao lado de peças de Virgulino, que por sua vez já expôs ao lado de Picasso, é possível ver aonde vocês podem chegar”, conta ela.

Divulgação

Divulgação

Os desenhos foram criados a partir de fotografias feitas durante oficina com Antônio Preggo

Entre os temas abordados pelos alunos, estão ícones da arquitetura de Caruaru, bem como símbolos da cultura local. Além desse material, quem for ao Museu do Barro durante os dias da exposição também poderá brincar em um jogo de tabuleiro gigante montado no chão com imagens das várias representações do patrimônio caruaruense. “É didático e é divertido”, avalia Maria Amélia Campello.

Serviço
Exposição “Caruaru: Cidade, Patrimônio e Poesia”
Museu do Barro de Caruaru (Praça Coronel José de Vasconcelos, 100, Centro)
Até 31 de agosto (terça a sábado, das 8h às 17h, e domingos, das 9h às 13h)
Entrada: R$ 2 (inteira) e R$ 1 (meia-entrada)

< voltar para home