Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Espaços culturais

Exposição retrata cultura afro-brasileira através dos Orixás

Mostra “As cores dos Orixás” fica em cartaz no MUBAC até 15/10. Visitas podem ser realizadas de terça a domingo

Divulgação

Divulgação

Cultura afro-brasileira em cartaz no Museu do Barro de Caruaru (MUBAC)

Pensada como um reflexo da 7ª Primavera de Museus, que aconteceu entre 23 e 29/9, a exposição “As cores dos Orixás” fica em cartaz no Museu do Barro de Caruaru (MUBAC) até 15/10. A mostra retrata um dos patrimônios da memória e cultura afro-brasileira a partir de gravuras, painéis, instrumentos musicais, manequins vestidos como Orixás e objetos utilizados no dia a dia de terreiros. O Museu do Barro está localizado no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga. A exposição pode ser visitada de terça a sábado, das 8h às 17h, e aos domingos das 9h às 13h.

A expectativa da gestora do MUBAC, Amélia Campello, é que a população conheça mais sobre a cultura afro-brasileira e fique por dentro de aspectos curiosos de um das religiões mais antigas do país, embora envolta em mistérios e recebida com preconceito por muitos ainda hoje. “Resolvemos focar nos Orixás e no sincretismo religioso por entender que não podíamos abordar tudo de uma vez. Essa é uma forma metonímica de passar nossa mensagem”, afirma Amélia.

Na última quarta-feira (9/10), como parte da programação da mostra, uma palestra com o tema Cultura Afro-Brasileira, foi ministrada pela representante da Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial, Lucimary Passos, e pela, militante do movimento negro de Caruaru,Teresa Raquel. A palestra voltada para estudantes da rede pública de ensino teve o intuito de ampliar os olhares das atitudes para eliminação dos preconceitos e das discriminações raciais.

Serviço:
Exposição “As cores dos Orixás”
Onde: Museu do Barro de Caruaru
Quando: de 1º a 15/10
Endereço: Espaço Cultural Tancredo Neves – Praça Coronel José de Vasconcelos, Nº 100, Centro – CARUARU-PE
Entrada: gratuita para estudantes de escolas públicas com visitas agendadas previamente e R$ 1,50 para demais visitantes
Informações e agendamentos: 3721-2545

< voltar para home