Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Espaços culturais

Festival Ecoar Olinda evidencia a arte e a cultura no sítio histórico

Realizado em plena Rua 13 de maio, um dos cartões-postais do Sítio Histórico de Olinda, evento conta com diversas ações que envolvem os moradores da região

Divulgação

Divulgação

Durante o dia, serão realizadas diversas ações que envolvem os moradores da região, como brechó, feira gastronômica, mesas redondas e intervenções urbanas

Uma das ruas mais conhecidas de Olinda, a 13 de Maio, será palco de um encontro no qual os moradores do Sítio Histórico serão os verdadeiros protagonistas. Trata-se do Festival Ecoar Olinda – 13 de Maio, organizado pelo movimento ECOA e que levará neste sábado (17) diversas atividades para alguns espaços culturais situados à rua, como o Museu de Arte Contemporânea de Olinda (MAC).

A proposta do evento é trazer um olhar que priorize as pessoas que vivem e admiram o estilo de vida olindense. Durante o dia, serão realizadas diversas ações que envolvem os moradores da região, como oficinas e workshops, cineclube, pocket show na rua, feira gastronômica, brechó, mesas redondas, intervenções urbanas, ações de artes plásticas e outras atividades.

De acordo com Vitor Castelo Branco, responsável pela articulação, o movimento ECOA (sigla que significa Empreendedores Criativos de Olinda Associados) foi iniciado no começo de 2015 com o objetivo de contribuir para que o Sítio Histórico de Olinda se transforme em um lugar melhor para trabalhar, se divertir e viver. Participam deste movimento cerca de cem pessoas, dentre artistas, empreendedores, empresários, moradores e agentes criativos das mais variadas áreas de interesse, inclusive diretores de Secretarias Municipais de Olinda.

Divulgação

Divulgação

Na Praça do MAC será instalado um espaço voltado para Jam Session e Performance, aberto a quem queira participar, das 14h até às 21h

“O que queremos é desenvolver estratégias e construir com os cidadãos uma dinâmica econômica diferenciada que possa colaborar na solução de problemas que os novos tempos trazem à tona. A popularização da internet, as dificuldades econômicas em um cenário de incertezas e o ecossistema criativo diferenciado do Sitio Histórico, exige novas abordagens para evitar o seu esvaziamento humano e cultural”, explica.

Uma das atividades da programação é o cineclube CineMAC Tear, evento que acontece no MAC desde 2013 e que chega a sua 32ª edição com o filme Milagres, do diretor pernambucano Adalberto Oliveira. “Este é o quinto filme que ele exibe conosco e o convidamos novamente porque ele é um diretor da cidade que dialoga sobre a região. ‘Milagres’ caiu muito bem neste sentido, já que é um filme que fala da tão conhecida Praia dos Milagres”, explica Carlos Lunna, um dos responsáveis pelo CineMAC Tear. Após a exibição, haverá debate com o realizador.

Além do cineclube, o MAC também abrigará a roda de diálogos Quintal do Museu de Arte Contemporânea (MAC), com vários temas. Às 15h, o público poderá conversar sobre iniciativas sociais que ajudam o meio ambiente no debate O Muito Além do Lixo, com a presença de representantes de instituições como a Nossa Senhora do Lixo, O LIMPO Rio e Amigos da Praia da Santa.

Marcus Fernandes/Secult-PE

Marcus Fernandes/Secult-PE

MAC também receberá exibição do cineclube CineMAC Tear e rodas de diálogos sobre vários assuntos pertinentes à cidade

Na Praça do MAC será instalado um espaço voltado para Jam Session e Performance, aberto a quem queira participar, das 14h até às 21h. Os interessados em mostrar trabalhos no local só precisam procurar a produção. Até o momento, estão confirmadas apresentações de grupo de maracatu, dança em tecido acrobático, intervenção artística, entre outras.

Ainda na programação, a partir das 16h, haverá pocket shows de Rafa Emery, Sem Peneira para Suco Sujo e Duo Amparo, num palco instalado no Beco 13 de Maio.

Serviço
Festival Ecoar Olinda – 13 de Maio
Sábado (17) | 14h
Rua 13 de Maio, no Sítio Histórico de Olinda
Gratuito
Mais informações e programação completa AQUI

 

< voltar para home