Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Espaços culturais

História do patrimônio da Eslovênia em exposição no MEPE

Na abertura da mostra também será lançado livro bilíngue português/esloveno, com litogravura de Paulo Borges

expo eslovenia

O Consulado da Eslovênia no Recife celebra parceria com a Secretaria de Cultura de Pernambuco com duas importante mostras. As exposições – intituladas Liubliana de Plecnik (Plečnik) e Patrimônio Cultural Imaterial da Eslovênia no âmbito da Convenção da Unesco – ficam expostas no Museu do Estado de Pernambuco, a partir desta terça (21), às 19h, até o dia 9 de junho de 2019.

A exposição Liubliana de Plečnik mostra a vida e obra do maior arquiteto esloveno, Joze Plecnik (Jože Plečnik), que viveu entre os anos 1872 e 1957 sendo considerado tão importante para Eslovênia quanto o arquiteto Oscar Niemayer é para o Brasil. Plecnik desenhou edifícios e setores da capital eslovena, Liubliana, durante a primeira metade do século XX. No ano de 2017 foi declarado na Eslovênia como o ano de Plecnik.

Por esta ocasião, o Ministério da Cultura da Eslovênia lançou uma exposição que conta com 20 painéis em português e inglês apresentando as principais obras do arquiteto, as quais podem ser admiradas ao se visitar a capital do país. A exposição será acompanhada de uma palestra da arquiteta esloveno-brasileira Ma. Darja Kos Braga, no dia 22 de maio, às 10 horas, no auditório do Mepe.

Já a exposição Patrimônio cultural imaterial da Eslovênia no âmbito da Convenção da Unesco foi criada ano passado, no ano europeu do patrimônio cultural. A exposição conta com 24 painéis apresentando o rico patrimônio cultural imaterial da Eslovênia com costumes tradicionais do Carnaval, produção e confecção de artesanatos que passam de geração a geração, jogos antigos, comidas típicas e tradicionais que não faltam nas mesas eslovenas.

“A exposição é uma grande conquista na parceria do consulado da Eslovênia com a Secretaria de Cultura de Pernambuco. Recife vai ser a única capital do Nordeste a receber essa exposição. Essa mostra esteve em Brasilia, São Paulo e agora Recife, na data em que o Consulado comemora três anos de inauguração na cidade. Juntamente com as duas exposições, vamos lançar um livro bilíngue, em português e esloveno, com litogravura de Pablo Borges”, diz o cônsul honorário da Eslovênia, Rainier Michael .

O evento irá recepcionar o cônsul da Eslovênia, que terá uma agenda de reuniões na cidade, com o objetivo de criar uma programação anual para intercâmbio cultural nos espaços de museu entre a Eslovênia e Pernambuco. O embaixador também vem com a missão de conferir a Mostra de Cinema Esloveno, que irá acontecer de 22 a 26 de maio, no Cinema da Fundação (conferir programação no Cinema da Fundação do Derby e do Museu).

Para o secretário Gilberto Freyre Neto, o evento fortalece a cooperação internacional que a Secult-PE vem dinamizando, por meio de parcerias com diversos consulados. “É um diálogo que estamos sempre dispostos a fazer com outros países para trocas de saberes, práticas, e intercâmbio cultural que só enriquece nossas relações, nos trazendo novas possibilidades de fruição artística”, destaca o secretário.

< voltar para home