Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Espaços culturais

MEPE promove ação educativa especial para o mês das crianças

O Museu do Estado de Pernambuco (MEPE), empenhado com o compromisso educativo e cultural, preparou uma agenda especial para celebrar o mês das crianças. A programação infantil começa neste domingo (10), a partir das 15h, com espaço interativo para as crianças aprenderem brincando, através de jogos, desenhos e pinturas, com muita história, arte e cultura, tudo preparado pelo educativo MEPE, com a produção da ACria e patrocínio da Companhia editora de Pernambuco – CEPE.

As ações educativas acontecerão no hall do Espaço Cícero Dias do Museu do Estado de Pernambuco durante todo mês de outubro e fazem parte da programação da Exposição “Tempo Tríbio”, comemorativa dos 90 anos do MEPE, em consonância com a comemoração do dia das crianças. Um dos atrativos da agenda é o jogo interativo “Caminho do Tempo”, que tem como objetivo convidar os participantes a se aprofundarem no conhecimento dos temas trazidos pela exposição, de maneira leve, prática e divertida, por meio de perguntas, respostas e curiosidades.

Neste mesmo período também está montado o “Espaço Moderninho”, onde as crianças fazem uso de cavaletes para produzir desenhos e pinturas, inspiradas nas artes plásticas expostas na sala “A Modernidade Artística”, presente na Galeria Lula Cardoso Ayres. O espaço também conta com uma mesa de atividades artísticas diversificadas como: arte com isogravura, arte da pintura – varal das Artes, arte com barro, arte colagem.

As apresentações ficarão por conta do grupo artístico O Tapete Voador, que vai pousar no MEPE neste mês de outubro com dois espetáculos musicais. No próximo domingo (10), às 15h, o grupo exibirá o espetáculo “Festa na Floresta- Cantorias pelo meio ambiente”. Neste espetáculo narrativo Mila Puntel e Bruna Peixoto passeiam pelo universo mágico do folclore brasileiro com contação de histórias, interpretação e cantorias que valorizam os personagens da nossa cultura popular, além de promover o amor e os cuidados com o meio ambiente. Este projeto é inspirado na obra literária de Lêda Sellaro, e foi escolhido pela ONU para integrar seu Clube de Leitura.

Já no dia 17, de outubro, o grupo apresentará o espetáculo “Reza a Lenda Show”. Um musical show em que o grupo Tapete Voador traz em seu repertório canções próprias compostas para o espetáculo narrativo de mesmo nome. São canções que cantam e contam as seguintes lendas pernambucanas: encanta-moça, palhaço do coqueiro, comadre fulô, alamoa, pai do mangue, frevo da cabra cabriola, reza a lenda e a pedra que engole gente, em ritmo de maracatu, xote, coco, afoxé, entre outros.

O TAPETE VOADOR é formado por um grupo artistas e arte-educadoras que caminham pelo universo lúdico e criativo da Música e das Artes Cênicas (Narração e teatro), com um repertório amplo que trilha pelos terrenos da ancestralidade, do empoderamento feminino infantil, da inclusão, sustentabilidade, e pelo campo da inteligência emocional, utilizando, para tanto, variados recursos lúdicos que auxiliam na construção das narrativas e possibilitam aberturas para desenvolvimento do pensar e imaginar da criança.
(youtube.com/otapetevoador) @tapetevoadorhistorias https://www.tapetevoador.com.br/)

A equipe Educativa é composta por mediadores que fazem o trabalho educativo de mediação nas exposições com o visitante espontâneo e grupos agendados, assim como a realização de atividades educativas pós-visitação. Sempre seguindo todos os protocolos de segurança.

Os Horários de visitação são de terça a sexta-feira, das 11h às 17h, e nos sábados e domingos, das 14h às 17h. A entrada custa R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia entrada). Nas quartas-feiras, a entrada é gratuita.

Mais informações no telefone 81 3184-3174 ou pelo e-mail educativo.mepe@gmail.com.

Serviço:
Festa na Floresta – Cantorias pelo meio ambiente
Quando: 10 de outubro (domingo), às 15h
Onde: Museu do Estado de Pernambuco (MEPE)

Reza Lenda Show
Quando: 17 de outubro (domingo), às 15h
Onde: Museu do Estado de Pernambuco (MEPE)

< voltar para home