Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Espaços culturais

MEPE sedia a exposição “Os Adeuses. Fotografias de Alberto Martí”

A mostra será inaugurada nesta terça-feira (12), no Museu do Estado de Pernambuco, e segue em cartaz até o dia 28 de agosto

Divulgação

Divulgação

A mostra reúne 51 fotos em preto e branco, que vão levar os visitantes a uma viagem pela década de 1950

Entre os anos de 1957 a 1963, o fotógrafo espanhol Alberto Martí registrou crianças, adultos e idosos deixando a Galícia, comunidade autônoma espanhola, com destino aos países da América, especialmente Venezuela e Brasil. Os sentimentos traduzidos nos rostos dos milhares de pessoas que abandonaram a Europa na grande epopeia da emigração galega são retratados na exposição Os Adeuses. Fotografías de Alberto Martí, que entra em cartaz  nesta terça-feira (12), no Museu do Estado de Pernambuco, e segue em cartaz até o dia 28 de agosto.

A mostra chega ao Recife através de uma parceria entre o Conselho da Cultura Galega, Embaixada da Espanha, Instituto Cervantes e Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Estado de Cultura/Fundarpe. É a primeira vez que as fotos vêm à cidade do Recife, desde sua primeira exibição em Corunha (Galícia), no ano de 2010. Na opinião de Pilar Cagiao Vila, do Arquivo da Emigração Galega, do Conselho da Cultura Galega, as fotografias de Alberto Martí, rodeavam as partidas dos emigrantes: “desde a chegada ao porto, ao terminal de passageiros, até a espera da partida e a acomodação a bordo, passando pelo mundo dos trâmites, dos papéis e dos funcionários”.

Os Adeuses tem curadoria do artista José Caruncho e reúne 51 fotos em preto e branco que vão levar os visitantes a uma viagem pela década de 1950. O drama da emigração galego-espanhola para os países latino-americanos é retratado em três partes: A Ida (partida da Galícia, desde os portos de Vigo e da Coruña), O Buque Santa Maria (o navio, com 586 passageiros, foi sequestrado pelo Diretório Ibérico de Libertação, de janeiro a fevereiro de 1961, para atrair a atenção mundial sobre a ditadura de Salazar e Franco) e A Volta (o retorno de muitos galegos à comunidade espanhola).

A abertura será às 19h, com um coquetel de boas-vindas, oferecido pelo Instituto Cervantes, e a apresentação do grupo La Tómbola, composto por músicos com raízes da Galícia (Espanha) e Pernambuco. O repertório conta com composições próprias nas línguas do Brasil e da Galícia, com sons lusófonos em algumas musicas tradicionais. A exposição fica aberta para visitação de terça a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 14h às 17h. A entrada é gratuita. Mais informações pelo telefone (81) 3184-3174.

Fotógrafo 
Alberto Martí Villardefrancos (A Coruña, 1922) começou a trabalhar aos 12 anos de idade, numa tradicional e legendária loja de fotografia galega Foto Blanco, revelando negativos e anos mais tarde seria um dos fotógrafos mais importantes do centenário periódico La Voz de Galícia, onde trabalhou por mais de 65 anos. Com mais de 70 anos dedicados à fotografia, Alberto Martí recebeu numerosos prêmios nacionais e internacionais, em cidades como Madri, Barcelona e Buenos Aires. O prêmio mais importante da sua carreia foi recebido em Madri, em 1960, o Prêmio Nacional de Fotografia. Em 2007, também recebeu o Prêmio “Uma vida em imagens” de Fotojornalismo da Fundação Caixa Galícia – Juan Cancelo.

O legendário fotógrafo se tornou o testemunho de tudo o que ocorreu na cidade de A Coruña durante as últimas sete décadas, na qual também viu como muito galegos embarcaram a caminho da América. Foi esse trabalho sobre a emigração, que ficou guardado em seus arquivos e que não foi publicado no seu devido momento, mas que agora ressurge de mais de 200 fotografias, das quais foram selecionadas 51 para a exposição “Os Adeuses. Fotografías de Alberto Martí.

Itinerância
A abertura da exposição foi em 2010, em A Coruña, passando em 2011, por Vigo, Santiago de Compostela, A Pobra do Caramiñal, Ferrol e Ourense. Chegou nas Américas, em 2012, sendo recebida primeiramente em Montevideo, Uruguai, depois Buenos Aires e Rosário (Argentina), em 2013. No Brasil, sua primeira parada foi em Santos, depois retornou à Espanha, para ser exposta em Madri. Voltou ao Brasil, em 2014, foi exibida em Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Curitiba.

Serviço
Exposição:Os Adeuses. Fotografías de Alberto Martí
Data: 12 de julho a 28 de agosto de 2016
Horário: das 9h às 17h (terça a sexta) e das 14h às 17h (sábados e domingos)
Local: Museu do Estado de Pernambuco (Av. Rui Barbosa Barbosa, 960)
Entrada Gratuita

< voltar para home