Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Espaços culturais

Museu do Trem divulga programação especial para a 15ª Primavera dos Museus

WhatsApp Image 2021-09-20 at 08.22.36

A Estação Central Capiba/Museu do Trem anuncia uma programação especial voltada para a 15ª Primavera dos Museus. O evento, realizado anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, tem nesta edição o tema: “Museus: perdas e recomeços”. As atividades no Museu do Trem, equipamento vinculado à Secult-PE/Fundarpe, começam nesta terça-feira (20), às 10h30, com a apresentação da Declaração dos Museus Ferroviários Brasileiros, no canal do Youtube do Coletivo de Museus Ferroviários Brasileiros.

A declaração é um resultado parcial dos encontros realizados durante a 19ª Semana Nacional de Museus no Ciclo de Debates “Museu Ferroviários: políticas públicas, patrimônio e museologia”, que reuniu diversas instituições, órgãos de preservação, gestores, pesquisadores, técnicos, especialistas, representantes dos museus ferroviários e da sociedade civil.

O documento é uma consolidação das proposições iniciais do Coletivo e é uma etapa da elaboração da Carta dos Museus Ferroviários Brasileiros que está em construção. Tem como proposta reunir definições e orientações para o fortalecimento dos museus ferroviários do Brasil.

Já na quarta-feira (22), às 11h, está programado nas plataformas do Facebook e Instagram do Museu do Trem (@museudotremrec) uma campanha com o tema “O custo das perdas” da série #PatrimônioNosTrilhos. Iniciada em junho de 2021, a série é uma ação que tem por objetivo divulgar o patrimônio ferroviário de Pernambuco para o público através das redes sociais, trazendo reflexões acerca do patrimônio ferroviário pernambucano. A série tem despertado a curiosidade do público e contribuído para ampliar o conhecimento sobre nosso patrimônio ferroviário.

No dia 30 de setembro, às 19h, no canal do YouTube do Museu do Trem, acontecerá a live #ConversaFerroviária – Tema: “Os transeuntes e a Estação Central: Uma bate-papo sobre a exposição “Tão perto, tão longe”. O projeto desenvolvido pelo Museu do Trem tem como objetivo trazer convidados de diferentes áreas de formação e atuação para debater e apresentar de forma objetiva e dinâmica questões relacionadas ao transporte ferroviário em Pernambuco, falando de sua história, sua memória, do patrimônio cultural ferroviário e das possibilidades e situação atual do transporte sobre trilhos. A ação é destinada aos mais diversos públicos.

Integrando a programação do Museu do Trem pela 15ª Primavera dos Museus, a live #ConversaFerroviária do mês de setembro terá como convidados os fotógrafos Elizabeth de Carvalho e Jeff Cariolano; Flora Assumpção, doutora em artes visuais e Luciene Torres artista visual e designer, equipe responsável pela exposição temporária “Tão perto, tão longe: O Museu do Trem do Recife e os transeuntes da Estação Central do Metrô”, que vai ser aberta à visitação no dia 3 de outubro, de forma  presencial no Museu do Trem.

A live contará ainda com a participação de André Cardoso (historiador e coordenador de Ação Educativa do Museu do Trem) e Diogo Milfont (licenciando em História e mediador cultural do Museu do Trem) que conduzirão o evento. Na live, a exposição será apresentada em seus objetivos, como foi concebida e o que a equipe responsável pela idealização da exposição percebeu a partir da relação entre as pessoas que passam pela estação Recife da CBTU e o Museu do Trem.

ENTENDA – A Primavera dos Museus é um evento anual promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus – Ibram. Este ano será realizada a 15ª edição, com o tema: “Museus: perdas e recomeços”.

A Estação Central Capiba foi inaugurada no final de 2014 e é um equipamento cultural do Governo do Estado. O local abriga o requalificado Museu do Trem, que é considerado o primeiro do Brasil e o segundo do gênero da América Latina. Tendo Gilberto Freyre como patrono, o Museu do Trem foi inaugurado em 25 de outubro 1972 e desativado em outubro de 1983.

Programação

2o/9, às 10h30: Apresentação da Declaração dos Museus Ferroviários Brasileiros
Plataforma: Canal do Coletivo de Museus Ferroviários Brasileiros no YouTube
Link para a transmissão: www.youtube.com/watch?v=qMFh7Lby8eU

30/9, às 19h: Live #ConversaFerroviária – Tema: “Os transeuntes e a Estação Central: Uma bate-papo sobre a exposição “Tão perto, tão longe””.
Plataforma: Canal do Museu do Trem no YouTube
Link para a transmissão: www.youtube.com/watch?v=FyiqYhOGW7I

< voltar para home