Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Espaços culturais

O Recife Assombrado passa novamente pela Casa da Cultura

Equipamento cultural faz parte do roteiro do projeto promovido pela Secretaria de Turismo e Lazer da Prefeitura do Recife

Divulgação

Divulgação

Além da Casa da Cultura, o MAMAM, Rua Nova (Emparedada), Praça Chora Menino, Academia Pernambucana de Letras e por fim a Cruz do Patrão fazem parte do roteiro do projeto

A Casa da Cultura, equipamento cultural localizado no Bairro de São José, está no roteiro do projeto Recife Mal Assombrado, da Secretaria de Turismo e Lazer da Prefeitura do Recife. A iniciativa será realizada neste sábado (28) e vai passar também pelo Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM), Rua Nova, Praça Chora Menino, Academia Pernambucana de Letras e Cruz do Patrão, todos esses considerados lugares sombrios da capital pernambucana.

A saída está marcada para as 18h, na Praça do Arsenal, no Bairro do Recife. Para participar, basta se inscrever no www.olharecife.com.br. Cada participante leve um quilo de alimento não perecível a ser doado a instituições de caridade.

No antigo Cais da Detenção, atual Casa da Cultura, há relatos de pessoas que são perseguidas por almas dos suicidas da margem do Capibaribe, dos presos que ficaram no prédio e também da lenda do Boca de Ouro, este último um ser misterioso que, sob as vestes de boêmio, esconde um misto de zumbi e demônio.

O ‘fantasma’ traja paletó de linho branco impecável e ostenta na cabeça um elegante (e antiquado) chapéu tipo panamá. O rosto, no entanto, é o de um cadáver: roxo, inchado e carcomido; uma visão terrível que vem acompanhada um nauseante cheiro de cadáver.

Casa da Cultura – Inaugurada no dia 25 de abril de 1855, a antiga Casa de Detenção do Recife é uma das maiores edificações do século XIX. Localizada às margens do Rio Capibaribe, a Casa da Cultura Luiz Gonzaga é um dos maiores polos de comercialização de artesanato do Recife e um dos cartões postais do estado. O imponente prédio onde está instalada foi construído para abrigar a antiga Casa de Detenção do Recife, que permaneceu por mais de um século como a mais importante penitenciária de Pernambuco. Hoje, as antigas celas que abrigavam os presos são ocupadas por lojas, associações culturais e lanchonetes.

Serviço
Recife Mal Assombrado na Casa da Cultura
Sábado (28) | 18h
Cais da Detenção, s/n, Santo Antônio, Recife-PE
Inscrições no site: www.olharecife.com.br

< voltar para home