Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Espaços culturais

Paço do Frevo inaugura conselho consultivo para propostas e acompanhamento de ações

O Paço do Frevo é um importante equipamento cultural, responsável pela divulgação, preservação, pesquisa e formação do patrimônio imaterial brasileiro. Estas ações não são desenvolvidas por acaso, já que o espaço foi concebido a partir de demandas da sociedade civil e da Comunidade do Frevo, composta por artistas, pesquisadores e foliões da expressão cultural.

Após o Frevo receber os títulos de Patrimônio Imaterial do Brasil (Iphan, 2007) e do mundo (UNESCO, 2012), a Prefeitura do Recife recebeu a demanda de um espaço adequado para registro e vivência da expressão cultural em qualquer época do ano. Seis anos após sua inauguração em 2014, e após ser reconhecido como Centro de Referência em Salvaguarda (Iphan, 2017), o Paço do Frevo reafirma a importância do diálogo direto com a sociedade, através da criação do Conselho Consultivo do Paço do Frevo, o ConPaço​. O Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), organização responsável pela gestão do museu desde a sua inauguração em 2014, tem como princípio em sua atividade a escuta ativa de todos os agentes responsáveis pela permanência e perenidade do frevo. Para fortalecer este processo, o ConPaço consistirá numa instância estratégica, responsável por discutir e propor diretrizes gerais e políticas para o desenvolvimento e sustentabilidade do Paço do Frevo . Para tanto, o Conselho será constituído por expressivas personalidades atuantes em diferentes segmentos da sociedade.

Entre os integrantes do Conselho, estão o diretor do Itaú Cultural, Eduardo Saron​, Iuri Maia Leite​, diretor-geral da Globo Nordeste, ambas instituições patrocinadoras do museu. Personalidades de diversos setores que fomentam a cultura também integram o grupo, como Nara Galvão​, coordenadora geral do Instituto Ricardo Brennand; Marta Lima​, publicitária e empresária de comunicação; Gustavo Luck​, empresário do trade turístico; Francisco Saboya​, superintendente do Sebrae/PE; Renata Borba​, superintendente do Iphan/PE; Rúbia Campelo​, arquiteta e mestre em urbanismo, e Melina Hickson​, produtora cultural unem no conselho a representantes da comunidade do frevo, como a multiartista Maria Flor​, a liderança em frevo de bloco Valéria Moraes​, a representante do Grêmio Lítero Recreativo Cultural Misto Carnavalesco Eu Acho é Pouco, Luciana Calheiros​, e o músico e compositor Maestro Spok​, presidente do Conselho. O ConPaço será secretariado pelo IDG, representado pela presidente do conselho de Administração do instituto, Regina Gaudêncio.

Luiz Henrique Santos/Divulgação

Luiz Henrique Santos/Divulgação

O lançamento do ConPaço aconteceu nesta última segunda-feira (10), na sede do museu, no Recife Antigo

LANÇAMENTO - O ConPaço foi lançado no Paço do Frevo nesta última segunda-feira (10)​. Na ocasião, já ficou agendado o primeiro encontro, quando serão definidas as primeiras diretrizes de atuação do conselho e as primeiras propostas a serem consideradas pela gestão do Paço do Frevo. O Conselho é uma iniciativa inédita que impactará diretamente no aperfeiçoamento de uma gestão transparente, uma vez que, o ConPaço terá como principal atribuição a articulação com instituições das três esferas do poder público (federal, lideranças empresariais e da sociedade) para engajá-las na causa do Paço do Frevo, de maneira a contribuir para a construção e reconhecimento da identidade do Paço do Frevo.

Estiveram presentes ao evento, que também celebrava o aniversário de seis anos do Paço, o secretário de Cultura do Estado, Gilberto Freyre Neto, e o presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Diego Rocha.

PAÇO DO FREVO - O espaço cultural apresenta-se como um local de incentivo à difusão, à pesquisa, e à formação de profissionais nas áreas da dança e da música, dos adereços e das agremiações do frevo. Ao longo de seis anos, recebeu quase 650 mil visitantes, teve mais de 2 mil alunos formados em suas atividades e promoveu mais de 600 apresentações artísticas. Paço do Frevo é uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho​, com realização da Prefeitura do Recife e gestão do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG)​. O projeto conta com o patrocínio master do Itaú​, apoio cultural do Itaú Cultural e apoio Grupo Globo através do Ministério da Cidadania, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

FUNCIONAMENTO
Horários: Terça (entrada gratuita) a sexta, das 9h às 17h. Sábado e domingo, 14h
às 18h (Última entrada até 30 minutos antes do encerramento das atividades do
museu).
Ingressos: R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia).
Endereço: Praça do Arsenal da Marinha, s/no, Bairro do Recife.
Informações: 3355-9500 e http://www.pacodofrevo.org.br/programacao

< voltar para home