Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Espaços culturais

Projeto Saraus em Pasárgada recebe os poetas Gleison Nascimento e Netinho Batista

Com o tema "Poesia, por onde anda? (A poesia do sertão ao cais do Recife)", a edição deste mês do projeto busca apresentar o estilo poético de diferentes partes de Pernambuco

Divulgação

Divulgação

O poeta recifense Gleison Nascimento apresentará diferentes fases da sua carreira

Com a proposta de fazer uma travessia poética da caatinga ao litoral de Pernambuco, o Espaço Pasárgada dá continuidade ao projeto Saraus em Pasárgada nesta sexta-feira, às 18h, quando realiza nova edição, desta vez com o tema “Poesia, por onde anda? (A poesia do sertão ao cais do Recife)”. Para atender a diversidade criativa do tema, o convidado da noite é o recifense Gleison Nascimento, um dos destaques do Estado no cenário nacional, que ainda contará com a participação do conterrâneo Netinho Batista.

Vou levar um ajuntamento de poesias que falam da minha carreira inteira, desde o primeiro momento, em que lidei com a poesia sertaneja, até essa nova fase em que a minha poesia se ressignifica e bebe de referências nacionais para usar uma nova estética mais pessoal”, detalha Gleison que, aos 24 anos de idade, já tem uma trajetória artística de dez anos. “Sou do Recife, mas conheci a poesia através dos grandes mestres do sertão que moram na capital, como Chico Pedrosa, Cida Pedrosa, Pedro Américo Farias, Wilson Freire e Hélio Rafael. Eles abriram uma porta para que eu pudesse entrar no universo literário. Recife é uma cidade meio ingrata com seus filhos e foi esse sertão quem primeiro me acolheu como poeta”, explica ele sobre a sua relação com cultura sertaneja.

Dilvulgação

Dilvulgação

Netinho Batista é o convidado de Gleison Nascimento para representar novas revelações do Estado

Como uma forma de retribuir a abertura que teve quando mais jovem, Gleison convidou Netinho Batista para representar as novas revelações pernambucanas. “Vejo nele as mesmas ânsia e potência que viram em mim. Ele é um grande poeta que acredito que vai muito longe e acho justo que esteja junto de quem já conseguiu abrir algumas portas. Acho que nossos trabalhos têm semelhanças pelo fato de termos bebido das mesmas referências, de sermos contemporâneos e compartilharmos as mesmas inquietudes com a cidade, pessoas e momento político do País”, observou o poeta.

A gestora do Espaço Pasárgada, Marília Mendes, comemorou a participação da dupla na edição deste mês do projeto. “Nosso desejo é de que o Sarau seja representativo da produção poética de todo o Estado. Nesta edição, a ideia com esse tema é de que o Sarau tenha essa riqueza de trazer todas as nuances e variações da poesia de Pernambuco. A gente já vinha esperando a oportunidade de convidar Gleison há muito tempo, porque ele é um artista muito intenso que tem uma força, uma criatividade, uma inteligência e uma rapidez no improviso que são fabulosas. Apesar de já ter dez anos de carreira, também tem isso da juventude que traz essa pujança do sertão. Foi uma alegria ainda maior quando ele disse que traria também Netinho”, concluiu ela. Além dos artistas convidados, a programação ainda contará com o tradicional microfone aberto, quando o público visitante também poderá participar e declamar suas poesias.

SERVIÇO
Saraus em Pasárgada com Gleison Nascimento e Netinho Batista
Quando: Nesta sexta-feira (11), às 18h
Onde: Espaço Pasárgada (Rua da União, 263)
Entrada Gratuita

 

< voltar para home