Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Espaços culturais

Revista Philos lança nova edição no Teatro Arraial e na Torre Malakoff

Divulgação

Divulgação

A arte da capa é assinada pelo artista argentino Mario Gimenez

O Teatro Arraial Ariano Suassuna e a Torre Malakoff , equipamentos culturais gerenciados pela Secult-PE/Fundarpe, sediam respectivamente sábado (7), às 17h, e no próximo dia 14 (sábado), às 15h, o lançamento da nova edição da Philos -Revista de Literatura da União Latina. Criada em 2015, a publicação reúne escritores, artistas, críticos e acadêmicos de países e estados membros da extinta União Latina (Unilat), e tem como objetivo a promoção do patrimônio linguístico-literário e cultural dos povos de línguas latinas.

Os eventos de lançamento marcam a primeira edição impressa da publicação e integram a Latinité TournéeLatinidade e Plurilinguismo que, além da capital pernambucana, acontecerão em São Paulo (Casa das Rosas, no dia 21/10) e no Rio de Janeiro (Cine Joia e na Reserva Cultural Niterói, nos dias nos dias 24 e 25/10). Os editores e autores irão autografar os exemplares da revista durante as turnês de lançamento, que contarão ainda com leituras dos textos e debates sobre os temas apresentados na revista. O acesso é gratuito.

Conteúdo
A Philos é um suplemento cultural que abre espaço para publicação de originais de diversos autores. Essa primeira edição impressa, dedicada à neolatinidade, conta com dois cadernos, um dedicado ao gênero poético (o Neolatina) e outro dedicado aos demais gêneros literários, como contos, ensaios, crônicas e artigos, escritos nas seis línguas latinas: o português, o espanhol, o italiano, o francês, o romeno e o catalão.

De acordo com editor-chefe da Philos, Jorge Pereira, a revista tem uma linha editoral aberta e baseada na diversidade de colaboradores e ideias. “Qualquer autor e artista de falante de língua neolatina pode ser editado em nossas páginas. O nosso princípio é fazer reverberar a nossa voz comum, a nossa latinidade. Todos os textos recebidos são avaliados pelo nosso comitê editorial e curadores, formado por: Kátia Gerlach e Thassio Ferreira (Brasil), David Ortega (Espanha), Daniela Balestrero (Itália), Sylvia de Montarroyos, Helena Barbagelata e Caio Lobo (Portugal), Cristina Gálvez Martos, Diana Moncada e Oriette D’Angelo (Venezuela), Quint Buchholz e Herta Müller (Alemanha) e Jostein Gaarder (Noruega)”, conta.

Periodicidade
As publicações digitais são mensais (publicadas todo último dia de cada mês) e disponíveis para leitura e download gratuito. Para ter acesso, nasta acessa a página da revista na sessão de Acervo. A revista impressa é de caráter semestral e contempla todos os textos publicados nas edições digitais anteriores. A revista impressa custa R$ 35 e pode ser adquirida no site www.revistaphilos.com ou nos eventos de lançamento. Além disso, a Philos é distribuída gratuitamente pelo projeto Books for Africa, que leva livros e revistas digitais educativas para escolas e comunidades da África que não têm acesso ao livro impresso.

Serviço
Lançamento da Philos -Revista de Literatura da União Latina
Quando/Onde: 7/10, às 17h, no Teatro Arraial Ariano Suassuna (R. da Aurora, 457 – Boa Vista, Recife – PE); e 14/10, às 15h, na Torre Malakoff (Praça do Arsenal, s/n – Recife – PE)
Acesso gratuito

< voltar para home