Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Espaços culturais

Ronaldo Correia de Brito lança seu novo livro no MEPE

O lançamento será nesta segunda-feira (11), às 19h, e contará com debate sobre a obra mediado pelo jornalista Schneider Carpeggiani. O acesso é gratuito

Facebook/Reprodução

Facebook/Reprodução

Em seu novo romance, o escritor fala das ausências, a situação das mulheres e os vários brasis dentro de uma nação

Considerado como um dos maiores escritores da literatura brasileira contemporânea, Ronaldo Correia de Brito lança, nesta segunda-feira (11), às 19h, seu mais novo livro Dora sem véu, no Museu do Estado de Pernambuco (MEPE). O acesso é gratuito.

O evento é uma parceria do autor com o Suplemento Pernambuco, a Companhia Editora de Pernambuco – CEPE, a Alfaguara e o MEPE. Na ocasião, Ronaldo discutirá Dora sem véu com o editor do Pernambuco, o jornalista e crítico literário Schneider Carpeggiani.

Segundo a escritora Socorro Acioli, o autor opera, em “Dora sem véu”, um uso maduro de premissas literárias conhecidas com elementos heterogêneos que marcam sua obra pregressa: o sertão com chuva e a ideia da jornada se unem às potentes influências “das narrativas indianas, dos dramas bíblicos, a poesia americana, a religiosidade e a cosmogonia dos índios cariris. Não seria um Ronaldo Correia de Brito legítimo se não voltasse aos mitos fundadores da humanidade em algum momento”, diz Acioli.

Entre sacolejos de um pau-de-arara e a secura das frases curtas o leitor conhece a protagonista Francisca. Na velhice, reconhece as más escolhas feitas durante a vida. Esse sentimento justifica a necessidade dela em buscar sua avó, Dora, uma personagem ausente e gigantesca.

É com um romance cheio de rios, chuvas e narrado quase em sua totalidade por uma mulher que Ronaldo Correia de Brito aborda questões candentes à nossa contemporaneidade – em especial, as de fundo político.

SÃO PAULO - Outro lançamento está previsto para “Dora sem véu” em São Paulo, no dia 20 de agosto, na Livraria da Vila (na Fradique Coutinho). Ainda em parceria com o Pernambuco e com a Alfaguara, no evento também haverá debate entre o escritor e o jornalista Schneider Carpeggiani.

Serviço
Lançamento de “Dora sem véu”, com debate + sessão de autógrafos com Ronaldo Correia de Brito
Quando: 11/6 (segunda-feira), às 19h
Onde Museu do Estado de Pernambuco (Av. Rui Barbosa, 960; Graças)
ENTRADA FRANCA

< voltar para home