Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Espaços culturais

São Luiz recebe pré-estreia do documentário ‘Osvaldão’

Filme reconta a história de Osvaldo Orlando da Costa, líder da Guerrilha do Araguaia

O público pernambucano terá a oportunidade de conhecer melhor a trajetória de vida e de luta de uma das principais lideranças guerrilheiras do Araguaia, o mineiro Osvaldo Orlando da Costa, o ‘Osvaldão’. Descendente de ex-escravos, o jovem campeão carioca de boxe (1950) transformou-se em ícone da resistência pela democracia brasileira, contra a ditadura militar.

Sua história, recontada a partir de depoimentos e um rico material de arquivo, está no documentário ‘Osvaldão’, que ganha sessão especial e gratuita na próxima terça-feira, 12 de abril, no Cinema São Luiz.

O longa-metragem é uma realização do Coletivo Gameleira e foi dirigido por Vandré Fernandes, Ana Petta, Fabio Bardella e André Michiles. As gravações aconteceram na cidade natal de Osvaldão (Passa Quatro-MG), no Araguaia e no Rio de Janeiro. O filme apresenta também imagens exclusivas de um documentário rodado em Praga, em 1961, do qual Osvaldão foi protagonista, além de contar com narrações do ator Antonio Pitanga, do rapper Criolo e da cantora Leci Brandão.

acervo

Osvaldo
Negro e com quase dois metros de altura, Osvaldo conseguiu, ainda jovem, uma bolsa para estudar na antiga Tchecoslováquia. Com a deflagração do golpe de 64, retornou ao Brasil e passou a integrar as trincheiras da luta armada, dedicando-se à resistência no Araguaia. Transformou-se em herói local, admirado pela população por sua generosidade e bravura. No dia 4 de fevereiro de 1974, o revolucionário foi assassinado. Seu corpo, jamais encontrado, chegou a ser pendurado em um helicóptero que sobrevoou a região, ‘comunicando’ à população a força do regime autoritário.

SERVIÇO
Pré-estreia do filme ‘Osvaldão’, no Recife
Terça-feira, 12 de abril | Às 19h30
Cinema São Luiz (Rua da Aurora, 175 – Boa Vista)
Entrada gratuita

divulgação

FICHA TÉCNICA
Direção: Vandré Fernandes, Ana Petta, Fabio Bardella e André Michiles
Roteiro: Vandré Fernandes
Fotografia e Montagem: André Michiles e Fabio Bardella
Trilha Original: Daniel Altman
Vocais Especiais: Criolo, Antonio Pitanga, Leci Brandão, Renegado e Fernando Szegeri
Produção Executiva:  Renata Petta, Ana Petta, Adalberto Monteiro e Leocir Costa Rosa
Realização: Fundação Maurício Grabois
Produção: Clementina Filmes
Coprodutora: Estrangeira Filmes

< voltar para home