Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Espaços culturais

Sarau e Festival Palavra Cifrada movimentam o Espaço Pasárgada

Aberto ao público, o evento acontece na próxima sexta-feira (14), às 18h

Jan Ribeiro/Secult-PE/Fundarpe

Jan Ribeiro/Secult-PE/Fundarpe

Os saraus acontecem no quintal do Espaço Pasárgada

Poesia e Democracia. Esse é o tema que guiará a nova edição dos Saraus em Pasárgada, que acontecerá nesta sexta-feira (14), às 18h, no Espaço Pasárgada. Em parceria com o Festival Palavra Cifrada, o evento dessa vez contará com a participação de Márcia Maracajá, Fred Caju, Gleison Nascimento, Odailta Alves e Jalu Maranhão, que juntos, e através de poemas e canções, discutirão a relação entre a política e a arte.

Divulgação

Divulgação

Márcia Maracajá, Odalita Alves, Jalu Maranhão, Fred Caju e Gleison Nascimento são os convidados desta sexta-feira (14)

“A arte é transformadora. E, neste cenário de constantes mudanças que atualmente estamos vivenciando em nosso país, uma nova política só pode ser feita pela troca de sensibilidades. Para a inovação surgir, é necessária a partilha do sensível, ou seja, as relações entre as pessoas devem ganhar um sentido estético que, indiscutivelmente, passa pelo universo artístico”, conta a gestora do equipamento cultural, Marília Mendes.

Segundo ela, o objetivo dessa edição é mostrar que o sarau pode ser “um espaço democrático de integração e de sociabilização mais informal da arte, no qual se perde aquela imagem do ‘artista’ como superior, até porque o formato possibilita o contato direto entre os poetas/músicos e o público, num diálogo amistoso”.

A entrada é gratuita e durante o evento todos os participantes estão convidados a reclamar para si a poesia e dar novo significado aos os espaços em que a arte pode existir.

Festival Palavra Cifrada
Com incentivo do Funcultura, o Festival Palavra Cifrada desembarca nesta semana no Espaço Pasárgada com uma série de atividades. As duas primeiras são as oficinas: “A poesia, o Corpo, a Rua”, com Gleison Nascimento, que acontecerá na quarta-feira (12), das 9h às 13h. A inscrição custa R$ 50 e os interessados devem se inscrever através do e-mail: poesiacorporua@gmail.com; “Elefantes na xícara – Exercícios de escrita minimalista”, com Fred Caju, agendada para quinta-feira (13), das 9h às 13h. O investimento é de R$ 50 e, para se inscrever, basta entrar em contato com o mediador pelo e-mail: caju.fred@gmail.com.

Na sexta-feira (14), das 15h às 16h20, haverá uma palestra/oficina, mediada por Andreza Nóbrega, sobre “Como organizar um evento literário realmente acessível?”. Das 16h30 às 17h30, os poetas Fred Caju e Philippe Wollney se reúnem em torno da mesa “Literatura e Editoração independente: como se faz isso?”. Com exceção das oficinas, toda a programação será acompanhada de um intérprete de Libras.

O evento celebra os dez anos de existência da produtora Nós Pós e, desde o último dia 21/6, já circulou pelas cidades de Bezerros, Tabira, Sertânia e Garanhuns, ocupando escolas, bibliotecas, universidades e espaços culturais, com recitais, oficinas, conversas, performances e contação de histórias. “Tanto o conteúdo apresentado como a forma com que o festival o apresenta, buscam mexer e atrair principalmente um público diferente, alheio ao hábito da leitura e a eventos literários. A nossa produtora acredita que conquistar esse vasto grupo de pessoas (mais do que conservar aqueles já habituados) é verdadeiramente formar o público leitor”, conta Alexandre Melo, diretor da Nós Pós.

Todas as atividades são gratuitas. Acesse aqui a programação e fique por dentro dos detalhes.

Serviço
Saraus em Pasárgada
Quando: 14/7 (sexta-feira), às 18h
Onde: Espaço Pasárgada (R. da União, 263 – Boa Vista, Recife – PE)
Quanto: acesso gratuito

< voltar para home