Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Espaços culturais

Saraus em Pasárgada celebra o empoderamento feminino com “Mulheres Múltiplas”

Nesta sexta-feira (13), edição de dezembro do encontro fixo mensal do espaço vai destacar quatro artistas que usam seu trabalho como ferramenta para expressão e luta por direitos

Rogério Alves

Rogério Alves

Iara fará uma apresentação envolvendo poesia, dança e música

O Espaço Pasárgada, equipamento cultural gerenciado pela Secult-PE/Fundarpe, vai receber, nesta sexta-feira (13), quatro artistas que fazem do trabalho ferramenta para expressão e luta por direitos. Com o tema Mulheres Múltiplas, o Saraus em Pasárgada de dezembro contará com a presença de Iara (bailarina, declamadora e performer), Mun-Ha (performer e cantora), Natália Lua (circo) e Ana Rosa Wanderley (poeta/declamadora). Quatro mulheres que terão muito a dizer e fazer no evento marcado para as 18h30. A entrada é gratuita.

No evento de sexta, Iara pretende dialogar com o público e com as outras convidadas a respeito de gênero, com microfone e improvisar os movimentos a partir de uma trilha com palavras-chave, como corpo e comunidade. Também vai mostrar sua experiência como DJ. “Vou deixar a coisa meio que se confundir, com o movimento influenciando a palavra e a palavra influenciando o movimento”, adiantou a artista.

Mun-Há, performer não-binária, é carioca e estudante de teatro da UFPE. Atua na cena recifense há cerca de quatro anos, intervindo e criando performances que focam na resistência LGBTTI+. A pirotécnica, atriz, cantora e artista visual recentemente lançou sua nova música, “Quem vai salvar?”, que traz em sua letra conteúdo antiproibicionista e de liberdade dos corpos, além de súplica pelo fim do extermínio das populações indígena, negra e LGBTTI+. A canção, que mistura arrocha, reggae, brega e dub, será apresentada ao vivo pela primeira vez durante o sarau.

Completam a programação Ana Rosa Wanderley, artesã carnavalesca, que produz figurinos, fantasias e cenários. É declamadora do erotismo e passeia pelo circuito de saraus de Pernambuco contando historinhas para adultos. Além dela, a artista Natália Lua apresenta número experimental de malabarismo manipulando objetos com fogo, desenhando formas, figuras e movimentos diversos.

“Será uma epifania poética com mulheres de diferentes linguagens e sexualidades, atuando em torno da poesia”, definiu Marília Mendes, gestora do Espaço Pasárgada.

SERVIÇO

Saraus em Pasárgada com Mulheres Múltiplas
Espaço Pasárgada (Rua da União, 263 – Boa Vista, Recife)
Sexta-feira, 13 de dezembro, às 18h30
Entrada gratuita

< voltar para home