Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Espaços culturais

“Saraus em Pasárgada” recebem o lançamento do livro “Cem anos de amor, loucura & morte”

A publicação será lançada na próxima sexta-feira (15), às 18h, no Espaço Pasárgada

Divulgação

Divulgação

O livro é organizado por Bruno Ribeiro e Wander Shirukaya

A última edição do ano do projeto Saraus em Pasárgada – que acontece sexta-feira (15), às 18h, no Espaço Pasárgada (R. da União, 263 – Boa Vista, Recife – PE) – contará com o lançamento da coletânea de contos Cem anos de amor, loucura & morte. Organizada por Bruno Ribeiro e Wander Shirukaya, sob edição da Editora Moinhos, a publicação é uma coletânea de 15 textos que celebram o centenário da obra Contos de amor, de loucura e de morte, primeiro volume de contos do autor uruguaio Horacio Quiroga, um dos mestres do conto latino-americano.

O livro foi editado, pela primeira vez, em 1917, quando o autor vivia em Buenos Aires. “Quiroga foi um escritor de vida trágica e vibrante, dândi, aventureiro, homem da cidade e da selva, que conseguiu suprimir suas experiências em um material literário potente e vívido. Ele teve a loucura e a morte tocando na sua porta inúmeras vezes. Sua vida esteve repleta de mortes trágicas que o marcaram, como a do pai, padrasto, irmãos, melhor amigo e esposa. Habitante dessa atmosfera soturna, findou sua própria vida aos 58 anos, ao tomar cianureto em um hospital de Buenos Aires, no dia 19 de fevereiro de 1937, quando já sabia que o seu câncer de próstata era terminal”, contam os organizadores da sobre a biografia do autor de Contos de amor, de loucura e de morte.

Segundo Ribeiro e Shirukaya, a coletânea visa celebrar os 100 anos da obra com uma proposta ousada: uma antologia onde autores reescreveriam os quinze relatos que compõem a publicação de Quiroga. “Quinze contistas aceitaram o desafio e imprimiram nestas páginas suas leituras do escritor uruguaio. O amor, a loucura e a morte ganham novas cores nos relatos dos escritores do século 21.  Assim, o leitor encontrará escritores e escritoras do Pará ao Rio Grande do Sul, passando pela Paraíba, Rio de Janeiro e até outros países, como Rússia, Inglaterra e Argentina. LGBTs, mulheres, negros, brancos, mestiços. Autores novos, outros com certa bagagem e premiações. Esperamos que as pessoas que vão ler o livro gostem e consigam adentrar na imaginação peculiar desses autores que, com empenho e criatividade, conseguiram recriar um dos livros mais importantes da literatura latino-americana”, dizem entusiasmados.

Cem anos de amor, loucura & morte reúne textos de Alexandre Willer Melo; Tadeu Sarmento; Márcia Barbieri; André Ricardo Aguiar; Matheus Borges; Cristina Judar; André Timm; Irka Barrios; Nara Vidal; Janailson Macêdo; Tiago Germano; Astier Basílio; Mariana Travacio; Fabio Fernandes; Rinaldo de Fernandes.

A obra custa R$ 35 e ficará disponível para venda durante o lançamento no Espaço Pasárgada. Além de um bate-papo com o autores, o público também poderá recitar seus versos no tradicional sarau com microfone aberto.

Saraus em Pasárgada – O projeto teve início em outubro de 2016, com a poetisa Jussara Salazar falando sobre o tema Vida e Morte na Poesia. Em um ano, recebeu mais de 600 pessoas como público e convidados notáveis no cenário contemporâneo da poesia pernambucana como Miró, Zizo, Meca Moreno e o grupo Profundanças.

Sobre os organizadores
Bruno Ribeiro nasceu em 1989, um mineiro radicado na Paraíba. Escritor, tradutor e roteirista. Já publicou em diversos jornais, revistas, blogues e antologias. Autor do livro de contos Arranhando Paredes (Bartlebee, 2014) traduzido para o espanhol pela editora argentina Outsider e do romance Febre de Enxofre (Penalux, 2016). Mestre em Escrita Criativa pela Universidad Nacional de Tres de Febrero, editor da Revista Sexus, foi um dos vencedores do concurso Brasil em Prosa, promovido pelo jornal O Globo e pela Amazon, também foi finalista do Prêmio Sesc de Literatura 2016 e do Prêmio Kindle de Literatura. Edita o blog: brunoribeiroblog.wordpress.com.

Nascido em 1980, Wander Shirukaya é Mestre em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB, onde estudou o fantástico na obra de Lygia Fagundes Telles. É também desenhista, músico, revisor de textos e escritor; publicou Balelas (2011, Ed. Mutuus – RJ) e Ascensão e queda (2015, Cepe Companhia Editorial), vencedor do Prêmio Pernambuco de Literatura de 2014; participou das antologias Contos de Sábado (2012, Manufatura – PB); Goiana Revisitada (2012, Silêncio Interrompido Edições – PE) e O demônio de cada um (2016, Penalux). Colabora com o coletivo Silêncio Interrompido (Goiana-PE). Site: shirukaya.wixsite.com/shirukaya.

Serviço
Saraus em Pasárgada – Lançamento do livro Cem anos de amor, loucura & morte (Org. Bruno Ribeiro e Wander Shirukaya)
Quando: 15/12 (sexta-feira), às 18h
Onde: Espaço Pasárgada (R. da União, 263 – Boa Vista, Recife – PE)
Acesso gratuito

< voltar para home