Portal Cultura PE

Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Espaços culturais

“Saraus em Pasárgada” recebem relançamentos de Marcelo Mário de Melo

"Rumos resistência - cidadania e poesia" e "Manifesto Masculinista" são os dois títulos do autor que ganham nova edição. Publicado pela MMM Produtos Culturais, o material será vendido comercializado durante o evento, que terá bate-papo com Marcelo Mário e Betânia Ávila, do SOS Corpo, além de microfone aberto para os novos poetas.

Divulgação

Divulgação

O poeta pernambucano Marcelo Mário de Melo relança os títulos em única edição de duas cabeças.

O projeto Saraus em Pasárgada terá sua primeira edição de 2018 nesta sexta-feira (9), às 18h, quando receberá o relançamento de dois títulos do poeta Marcelo Mário Melo. Lançado em dezembro do ano passado, o livro “Rumos resistência – poesia e cidadania” ganha nova edição dividida com a obra “Manifesto Masculinista”, originalmente lançada em 1986. Publicado pela MMM Produtos Culturais, a unidade do livro de duas cabeças será comercializada pelo valor de R$ 50 no dia do evento, que acontecerá no Espaço Pasárgada;

“O lado do ‘Rumos resistência’ trazem poemas para a animação da resistência política para essa fase de desencanto que a gente está vivendo atualmente. Já o outro lado do ‘Manifesto Masculinista’ é um relançamento da edição de 32 anos com seu texto original, acrescido de poemas e textos novos que tratam de temas mais atuais. A essência é a defesa da masculinidade sem machismo e mostrando como o machismo também oprime o homem. São textos bem humorados contra o serviço militar, a favor da licença paternidade, pela liberação da lágrima, para dizer que também queremos flores, também queremos ser tirados para dançar e não queremos ser regentes sexuais das mulheres. É para acabar com esse mito da fortaleza masculina. É uma leitura do ponto de vista masculino, mas não é uma leitura machista”, explica Marcelo Mário Melo.

Lançado em 1986 também no Espaço Pasárgada, o autor pernambucano destaca a importância de realizar os relançamentos no equipamento. “Um lado complementa o outro de alguma forma, porque a questão do machismo é uma questão é política, que está ligada a estrutura patriarcal da sociedade. Estamos em uma onda conservadora que leva ao conservadorismo comportamental também, porque estamos vendo várias ideias atrasadas voltando. Então, é um momento bastante oportuno”, observa ele, que terá o debate enriquecido pela participação de Betânia Ávila, do SOS Corpo.

“A discussão dos papéis feminino e masculino é muito atual e quisemos aprofundá-la quando convidamos Betânia. Marcelo é um artista muito produtivo que está na cena há mais de 30 anos e também é um pensador que tem uma importância histórica e política dentro da arte pernambucana, então é muito bom poder começar um novo ciclo com um poeta que tem essa trajetória”, comentou Marília Mendes, que é gestora do Espaço Pasárgada.

“Os saraus já estão no seu terceiro anos e são uma ferramenta muito importante para movimentar a casa e trazer poetas, artistas e admiradores da poesia para este espaço, que é voltado para a literatura. Assim, criamos uma interlocução com as pessoas que estão criando poesia na cena pernambucana e que muitas vezes vêm aqui e se apresentam no microfone aberto, que é uma característica do evento que garante esse encontro criativo com o público”, ressaltou ela, sobre as demais atividades que envolvem o projeto, além do bate-papo com os autores convidados.

Saraus em Pasárgada – O projeto teve início em outubro de 2016, com a poetisa Jussara Salazar falando sobre o tema Vida e Morte na Poesia. Em um ano, recebeu mais de 600 pessoas como público e convidados notáveis no cenário contemporâneo da poesia pernambucana como Miró, Zizo, Meca Moreno e o grupo Profundanças.

Serviço
Saraus em Pasárgada – Relançamento dos livros “Rumos resistência – poesia e cidadania” e “Manifesto Masculinista”, de Marcelo Mário de Melo
Quando: 09/03 (sexta-feira), às 18h
Onde: Espaço Pasárgada (R. da União, 263 – Boa Vista, Recife – PE)
Acesso gratuito

< voltar para home