Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Espaços culturais

Semana mal-assombrada no Museu do Trem lembra o Halloween com temática recifense

Espaço cultural vai utilizar lendas da cidade como tema para atrair público até o domingo (3/11)

Divulgação

Divulgação

Halloween do Museu do Trem terá exibição de filmes e atividades tendo as lendas recifenses como tema.

Nesta semana, o Museu do Trem, equipamento cultural gerenciado pela Secult-PE/Fundarpe, traz um Halloween bem pernambucano. A data que se comemora em outros países no dia 31 de outubro, também conhecida como “Dia das Bruxas”, receberá uma versão com temática recifense até domingo (3/11). Os visitantes podem esperar por mistérios e suspense, com algumas lendas da cidade, a partir de modificações na exposição de longa duração e exibição de vídeos que relatam histórias tradicionais, como a de Edgard Werneck, funcionário da Great Western morto na década de 1920, e outras como a “Perna Cabeluda”, “A velhinha da Caxangá” ou a “Emparedada da Rua Nova”.

Na quinta-feira (31), haverá atividade especial em parceria com o escritor Leonardo Philipe de Lima, autor do livro “Mechamonte – Expresso para o fim”, lançado na plataforma digital Amazon durante a XII Bienal do Livro de Pernambuco. O livro é interativo e nele o leitor pode escolher qual rumo a história deve tomar. O enredo se baseia em um trem misterioso que passa pelas estações da nossa cidade, em busca de passageiros e passageiras especiais. Uma vez viajante do vagão, a vida do indivíduo muda para sempre.

A atividade terá como participantes os alunos da Escola Estadual Luiz Delgado, da disciplina optativa de Lendas Urbanas. Já as modificações na exposição podem ser vistas por qualquer visitante durante o horário de funcionamento normal do Museu.

O Museu do Trem
A exposição “Chegada e Partida – A Memória do Trem em Pernambuco” ocupa o pavimento térreo e superior, bem como a área de embarque da Estação Central. Reúne mais de 600 peças sobre a memória ferroviária pernambucana, como cadeiras, bilheterias, carimbadores, sinalizadores, apitos, relógios, além de outros aparelhos relacionados no contexto do trem: terça-feira a sexta-feira, das 9h às 17h | sábado, das 10h às 17h | domingo, das 10h às 14h (fechamento dos portões meia hora antes do encerramento).

Na área de embarque, o público poderá conhecer locomotivas a vapor do início do século XX, dentre as quais está uma das maiores máquinas a vapor que já rodou no Brasil, a locomotiva Garrat, com capacidade de puxar 70 vagões. Recursos multimídia também fazem parte da exposição, atualizando e deixando o acervo ainda mais atraente. Com diversas salas que tratam desde a arquitetura do ferro aos processos de construção e manutenção das linhas férreas, o Museu do Trem é um dos equipamentos culturais mais visitados da Secult-PE/ Fundarpe. Por sua localização, temática e abordagem, coloca-se como um dos museus mais populares do Recife.

Serviço
Halloween da Estação Central Capiba/ Museu do Trem
Rua Floriano Peixoto, s/n, São José, Recife-PE (próximo à Estação Recife do Metrô)
Até domingo (3/11)
Visitação: terça-feira a sexta-feira, das 9h às 17h | sábado, das 10h às 17h | domingo, das 10h às 14h (fechamento dos portões meia hora antes do encerramento)
Entrada gratuita
Informações: 3184-3197 / 3184-3198
Facebook: @museudotrempe
Instagram: @museudotremrec
www.cultura.pe.gov.br/museudotrem

< voltar para home