Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Espaços culturais

Série “Nosso Ofício” é exibida no Cineteatro Guarany, em Triunfo

Victor Jucá/Divulgação

Victor Jucá/Divulgação

A série aborda a relação do tempo, paixão e confiança com antigas profissões

O Cineteatro Guarany, cartão-postal da cidade de Triunfo, exibe nesta sexta-feira (7), às 20h, sábado (8) e domingo (9), às 19h, a série “Nosso Ofício”. Dividida em três episódios, o projeto mostra os bastidores de atividades que saíram do cotidiano das cidades. Nos episódios, o público pode acompanhar as emoções que envolvem cada ofício e as inquietações e visões de mundo de pessoas à frente de profissões transmitidas por diferentes gerações.

Com direção de Tuca Siqueira, a série mergulha nas profissões e sentimentos que resistem ao mundo da automação, da descartabilidade, do imediatismo e da produção em escala, que tornam o “fazer manual” quase imperceptível no cotidiano das cidades. O registro deste saber/fazer, a partir de histórias de vida, nos bastidores de atividades singulares, tem como pano de fundo a história de personagens pernambucanos que refletem as transformações recentes no cenário cultural do Brasil.

A linha que conduz a apresentação dos protagonistas é o do saber-artesanal, transmitido ao longo das gerações, em diferentes paisagens e contextos, que ainda recriam formas de interação em um ambiente de mudança constante. “Em ofícios com essência popular, possivelmente já contaminados por alguma melancolia gerada pelo processo de desvalorização, a série abre espaço para os sentimentos de identidade e pertencimento”, afirma Ricardo Mello que dividiu o roteiro com Rafael Marroquim, ambos da Rima Cultural.

Os personagens têm como palco cidades do litoral e interior de Pernambuco, que registram ao longo do tempo, transformações socioeconômicas significativas, com mudanças importantes na distribuição de renda e avanço da industrialização. Os depoimentos, principal fio condutor do documentário, vêm dos “mestres de ofício”, seus familiares, amigos e aqueles – ainda hoje – fregueses, geralmente portadores de uma fidelidade histórica. Soma-se ao enredo o ponto de vista de artistas, psicólogos, economistas e outros especialistas que promovem uma reflexão ainda mais abrangente em torno de cada temática abordada.

Além de “Nosso Ofício,” haverá ainda a exibição do longa “A Filha do Patrão”,  no sábado (8) e domingo (9), às 20h. Confira abaixo trailers, mais informações sobre as sessões e programe-se! O ingresso para as sessões do Cine Teatro Guarany custa R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia-entrada). Curta a página do Cine Theatro Guarany no Facebook e acompanhe todas as novidades.

NOSSO OFÍCIO
Classificação indicativa: Livre
Sinopse: A série de TV Nosso Ofício é uma busca por um (re)encontro com o cotidiano, as lembranças, as experiências e as relações com ofícios que são, antes de tudo, pessoais e afetivos. Confira o primeiro trailer da série.
Dias e horários: sexta-feira (7), às 20h | sábado (8) e domingo (9), às 19h

A FILHA DO PATRÃO
Classificação indicativa: Livre
Sinopse: Vital, 40 anos, trabalha como chefe de ateliê numa usina têxtil. Ele é escolhida como “cobaia” pela Alix, 25 anos, que veio realizar um estudo ergonômico na empresa do pai. A filha do patrão cai rapidamente no charme do obreiro discreto e secreto que se abre pouco à pouco ao contato dela, e começa à sonhar com outra vida.
Dias e horários: sexta-feira (30), sábado (1º) e domingo (2), às 19h30.

< voltar para home