Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Espaços culturais

Tatiana Sotero lança seu novo livro, “Pipo, o troca-chupetas”, no MEPE

Lançamento será neste domingo (15), às 9h. O acesso é gratuito

Divulgação

Divulgação

O livro conta com ilustrações do cartunista Jarbas Domingos

A próxima edição do projeto Domingo no Museu será um especial de férias. A Companhia Editora de Pernambuco e o Museu do Estado de Pernambuco promoverão uma manhã muito animada e literária com brincadeiras e atrações para toda a família. Rodrigo Lima marcará presença com um show de mágica, às 10h. E, às 11h, haverá a apresentação do grupo Tapete Voador, contando a história do livro Pipo, o troca-chupetas. Além da contação, a autora do livro, Tatiana Sotero, conversará com as crianças sobre a obra e autografará as publicações. O evento, que tem acesso gratuito, acontecerá neste domingo (15), das 9h às 12h, no estacionamento do MEPE.

Pipo, o troca-chupetas é inspirado em experiência pessoal da autora, e conta a história de uma garotinha chamada Nanda que, ao completar três anos, combina com a mãe de largar as chupetas. É quando conhece a história de Pipo: um garoto que vive na Terra do Bico, local onde são produzidas as chupetas para os bebezinhos.

A missão de Pipo é recolher as “pepês” das crianças grandes para serem “plantadas” em sua terra. De lá, surgirão outras novinhas que serão entregues aos bebezinhos. Para isso, ele conta com ajuda dos pais para enviarem cartinhas com as chupetas de seus filhos. Uma parte é plantada na terra; a outra colocada em uma máquina – batizada de troca-chupetas – que transformaria os restos das pepês em um brinquedo escolhido pela criança.

“A ideia é que os pais possam reproduzir com os filhos a história contada no livro. Durante a leitura, aconselhamos trocar a idade de Nanda pela a que for compatível com a da criança e onde se lê a palavra pepê, substituir pelo nome com que o filho batizou as chupetas”, explica Tatiana.

O livro vem encartado com um envelope onde a criança poderá montar e colorir junto com os pais e, em seguida, despachar para a Terra do Bico. “É uma forma de envolver a criança neste processo fazendo com que ela se divirta e torne prazerosa a sua ‘separação’ das chupetas”, conta Tatiana. As ilustrações do livro são do designer pernambuco Jarbas Domingos.

Na narrativa, os autores usam palavras facilmente assimiladas pelo universo infantil, como “a criança grande e a pequena” e os “combinados” que os pais fazem com os filhos. “Quando começam a crescer, elas não gostam de ser chamadas de pequenas, de bebês e querem mostrar aos adultos e amigos que cresceram. Por isso, no livro, frisamos que as crianças grandes não chupam mais as pepês e só as pequenas precisam delas”, destacou Tatiana.

Serviço
Domingo no Museu
Quando: 15/1 (domingo), das 9h às 12h
Onde: Museu do Estado de Pernambuco (Av. Rui Barbosa, 960 – Graças, Recife – PE)
Quanto: Acesso gratuito

< voltar para home