Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Espaços culturais

Teatro Arraial recebe atividade formativa do Festival de Dança do Recife

O evento movimentará os palcos da cidade até o próximo domingo (25)

Alexandra Jitariuc/Divulgação

Alexandra Jitariuc/Divulgação

A Debris Company, da Eslováquia, apresentará o espetáculo Soliloquy

O Teatro Arraial Ariano Suassuna sedia, nesta terça-feira (20), a partir das 14h, a roda de conversa Onde se formas o corpo que dança?. A atividade, que integra a programação do 20º Festival Internacional de Dança do Recife (FIDR), contará com a participação de Luiz Roberto, Tainá Veríssimo e Diogo Lins, e mediação do Arcevo Recordança, que, juntos, debaterão como as oficinas realizadas ao longo dos anos dos 20 anos do Festival de Dança contribuem para formação dos artistas e grupos locais. “Para nós, da Secult-PE/Fundarpe, é uma honra receber as ações do FIDR que é tão importante para dança de nosso Estado. A proposta da roda de conversa de hoje é repensar/debater como esses eventos auxiliam no processo formativo de nossos bailarinos, bem como eles se configuram como espaços de formação”, disse Duda Freyre, da Assessoria de Dança da Secult-PE/Fundarpe.

Realizado pela Prefeitura do Recife, o FIDR, que vai até o próximo domingo (25), conta neste ano com 24 apresentações, entre elas, a da Debris Company (Eslováquia), do Grupo Corpo (MG), a Quasar (GO) e a Compassos Cia. de Dança (PE). Ao todo participam 19 companhias representando vários estados do País, além de grupos locais. Os espetáculos estão sendo encenados nos teatros Santa Isabel, Apolo, Hermilo Borba Filho e Luiz Mendonça, e também na Praça do Arsenal da Marinha, no bairro do Recife, no projeto Dançando na Rua, dentro do Recife Antigo de Coração, no domingo (25).

Comemorando a 20ª edição o FIDR traz de volta ao Recife, depois de vários anos, o Grupo Corpo que celebra 40 anos de atividades e 35 obras em 2015, com o espetáculo Corpo 40 anos, composto pela “Suite Branca” e “Dança Sinfônica”. Quem vem pela primeira vez aos palcos do Recife é o grupo Mercearia de Ideias (SP). Já o Grupo Acaso (PE) estréia no festival o espetáculo Prece, sua mais nova criação.

Além disso, o Recife será a única cidade do Brasil a receber a Debris Company, da Eslováquia, com o espetáculo Soliloquy, um solo com expressão dramática baseado no último capítulo do romance Ulysses, do escritor irlandês James Joyce. A montagem será encenada na sexta-feira (23), às 19h, no Teatro Apolo.

A dança produzida em Pernambuco está bem representada por grupos como Cia. Etc, Compassos Cia. de Dança, Cia. Vias da Dança, Balé Popular do Recife e artistas independentes como Flávia Pinheiro, Daniela Santos, entre outros.

A programação contempla ainda as danças urbanas. Noutra parceria, desta vez com a Associação Metropolitana de Hip Hop de Pernambuco, acontece a Mostra de Danças Urbanas nos dias 23 e 24 de outubro, das 16h às 21h, no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem. A atividade, que tem entrada franca, vai contar com dez competidores, incluindo um da Bahia, e pretende apresentar o que de melhor o estilo tem no Estado.

No domingo (25), o 20º FIDR vai para a rua celebrar a dança junto com o público que participa do projeto Dançando na Rua, dentro da programação do Recife Antigo de Coração, no Bairro do Recife. A partir das 16h, onze grupos passam pelo palco montado na Praça do Arsenal: Studio de Danças, Cia. Carolemos Dançarte, Balé Deveras (que comemora 35 anos), Cia. Malungo, Cia. Sopro de Zéfero, Obirim Mejeji, Cia. Pernambucana de Sapateado e Dança, Carvalho Cia. de Dança, Mostra de Danças Urbanas, Espaço e Grupo Endança, Cia. do Frevo do Recife (da Escola Municipal de Frevo Maestro Fernando Borges) e Cia. de Dança Fátima Freitas.

Confira aqui a programação completa.

Serviço
20º Festival Internacional de Dança do Recife
Quando: de 17 a 25 de outubro
Locais: Teatros Santa Isabel, Apolo, Hermilo Borba Filho, Luiz Mendonça e no projeto Dançando na Rua, dentro da programação do Recife Antigo de Coração, no bairro do Recife.
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) / R$ 5,00 (meia)
Informações: 3355.3137 (Gerência de Artes Cênicas do Recife)
www.facebook.com/festivaldancarecife

< voltar para home