Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Espaços culturais

Um resgate à importância histórica de D. Magdalena Arraes

Com lançamento marcado para esta quinta (18), no MEPE, livro traz detalhes da vida da ex-primeira dama de Pernambuco e viúva de Miguel Arraes

Reprodução/Capa

O protagonismo político e pessoal de Magdalena Arraes, ex-primeira dama de Pernambuco e viúva de Miguel Arraes, está retratado numa biografia que será lançada nesta quinta-feira (18), às 19h, no Museu do Estado. Intitulado ‘Magdalena Arraes – A Dama da História’, o livro do jornalista Laílson de Holanda e da historiadora Valda Colares esmiúça detalhes da vida de dona Magdalena durante os três governos e na vida política de Arraes.

Editado pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), a obra é fruto de uma pesquisa realizada entre setembro e novembro de 2014 e também expõe o ativismo como militante estudantil e jovem independente que marca a personalidade de dona Magdalena.

Para Laílson de Holanda, as novas gerações têm o direito de conhecer mais sobre a recente história pernambucana, que teve o casal Arraes num papel de destaque. “Esta é ainda uma boa chance do público conhecer Miguel Arraes fora do personagem político, dentro de uma perspectiva mais humana e íntima”, descreve.

Reprodução/Instituto Miguel Arraes

Reprodução/Instituto Miguel Arraes

Livro também destaca assuntos importantes ha história pernambucana, como o exílio de Miguel Arraes (centro) na Argélia

“A foto da capa do livro retrata bem essa relação entre o casal, e foi feita no início dos anos 60, em Paris, na época em que os dois se conheceram”, detalha Valda Colares. “Ela testemunhou episódios, conhece fatos, mas pouco se fala sobre ela. As novas gerações têm o direito de conhecer a história e todo esse protagonismo”, avalia Valda. Aos 86 anos, D. Magdalena coordena o Instituto Miguel Arraes.

‘Magdalena Arraes – A Dama da História’ é apenas um dos cinco livros que compõem a Coleção Memória, uma produção da Cepe Editora. Os próximos títulos tratam da história da artista plástica Tereza Costa Rêgo, da secretária de Cultura do Recife Leda Alves, do cineasta Jomard Muniz de Britto e do ex-prefeito do Recife Pelópidas Silveira.

Serviço
Lançamento de Magdalena Arraes – A Dama da História
Quinta (18/6) | 19h
Museu do Estado de Pernambuco (Av. Rui Barbosa, 960, Graças)
Gratuito
Informações: (81) 3184.3170 | 3184.3178

< voltar para home