Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Festival de Inverno

Livros do Prêmio Cepe Nacional de Literatura são lançados sexta (28), no FIG

Poesia, romance, conto e infanto juvenil são as categorias contempladas, que revela autores pernambucano, paulistas e gaúcho

????????????????????????????????????????????????????????????????????Criado em 2015, dentro das comemorações dos 100 anos da Imprensa Oficial de Pernambuco, o Prêmio Cepe Nacional de Literatura lança às 18 desta sexta-feira (28), no Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), os livros vencedores de sua segunda edição.
O evento será na Praça da Palavra, espaço do FIG voltado lançamentos literários, recitais, palestras e homenagens, como as que estão sendo prestadas ao escritor e teatrólogo Hermilo Borba Filho, pelos 100 anos do seu nascimento, e o escritor e pintor Luís Jardim, natural de Garanhuns.

Na categoria Poesia, o primeiro lugar foi Arquiteturas de vento frio, do pernambucano de Vitória de Santo Antão Walther Moreira Santos; no Romance, Outro lugar, do paulista Luís Sérgio Krausz; no Conto, Dancing jeans  – Baixo Augusta e outros contos, de Mílton Morales Filho, também natural de São Paulo; no Infantojuvenil, Os filhos do deserto combatem na solidão, do gaúcho Lourenço Cazarré.

?????????????????????????????? ????????????????????????????????????????

Promovido pelo Governo do Estado, por meio da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), o concurso destina aos vencedores um total de R$ 80 mil, sendo R$ 20 mil para os primeiros lugares de cada uma das quatro categorias. A premiação inclui também a publicação dos livros pela Cepe Editora. A segunda edição do concurso registrou 711 inscrições, incluindo 10 brasileiros residentes em Portugal, Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos, Japão e Uruguai.

O julgamento foi realizado em duas etapas, com uma comissão de pré-seleção e outra de premiação, ambas formadas por pessoas de renome na área de Literatura. A primeira foi composta pelo professor de Letras da UFPE, Ricardo Postal; o escritor, professor e tradutor Wellington de Melo; o escritor, poeta, contista e tradutor Everardo Norões; e o jornalista e escritor Homero Fonseca. A segunda foi formada pela escritora Carola Saavedra, a jornalista e escritora Márcia Denser e o escritor Antônio Carlos Viana

< voltar para home