Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Festival de Inverno

Ação de rua revela novos rostos para a moda

Iniciativa do Ciclo de Informação Moda & Mercado buscou descobrir e recrutar modelos para o mercado de trabalho

Por Cecília Almeida

Aspirantes a modelos – e até quem nunca havia pensado em ingressar na profissão – tiveram a chance de ter seu rosto reconhecido durante a tarde desta quinta-feira (19/7), no 22º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). Uma ação de Design e Moda espalhou caça-talentos para buscar novos rostos nas ruas, como encerramento do Ciclo de Informação Moda & Mercado.

“O Ciclo já existe em várias escolas do estado, como a Faculdade Maurício de Nassau, a UPE, a UFPE. Este ano é uma das grandes ações do Espaço de Moda e Design aqui no FIG”, explicou o editor de moda Nestor Mádenes (S7YLING), que coordenou a ação. Desde o dia 17, o Ciclo buscou abordar diversos temas no universo da moda, como styling, produção de moda e produção de desfiles.

Mádenes reforçou a importância de facilitar o acesso à informação técnica sobre moda, considerando o FIG uma maneira de descentralizar a discussão e levá-la para além das grandes capitais. “Hoje, a informação ainda é muito restrita, para quem tem interesse em ser stylist, produtor de moda, produtor de desfile ou até mesmo modelo. É muito bacana ter uma oportunidade que é gratuita, possibilitada pelo próprio Governo do Estado”, opinou.

A ação de rua “Scouter para modelos” teve a participação da diretora da agência recifense  Amazing Model, Viviani Soratto. Seus “scouters”, como são chamados os olheiros que buscam novos rostos para trabalhar com moda, abordaram pessoas como Vitória Ramalho, garanhuense de apenas 13 anos que foi clicada pela equipe. “Fui pega de surpresa pelo pessoal. Nunca pensei muito sobre ser modelo. Até já tinha feito teste outra vez, mas não levei à frente. Dessa vez, quem sabe”, disse a estudante. O ponto de apoio da ação foi instalado na av. Santo Antônio, próximo ao Palco Cultura Popular do FIG.

Ação “Scouters para modelos”, de Moda e Design. Foto: Beto Figueiroa/Secult PE

Ação “Scouters para modelos”, de Moda e Design. Foto: Beto Figueiroa/Secult PE

“Estamos aqui para descobrir modelos e inserí-los no mercado. É muito legal vir para Garanhuns, porque é nas cidades de interior que a gente encontra os perfis mais diferentes, às vezes de pessoas que nunca tinham pensado em trabalhar com moda antes”, comentou Viviani. Aqueles que foram fotografados durante a ação poderiam ser chamados para trabalhar em sua agência. Até o fim do dia, três pessoas já haviam sido oficialmente convidadas.

Para encerrar o projeto, a sexta-feira (20/7) será dia do lançamento da edição de número zero do PANTIM, Zine de Comportamento também idealizado por Nestor, em parceria com o Designer Lucídio Leão (LL Design) e colaboração do fotógrafo Renato Filho (STUD1UM), com produção de Natascha Lux (S7YLING). A linha criativa do editorial traz o frio como referência principal.

O lançamento acontece no Espaço Moda & Design, na Rua Dantas Barreto, às 10h – mas a distribuição da revista segue até o dia 21 de julho, nas demais ações de moda e design, além de camarotes e backstages.

< voltar para home