Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Festival de Inverno

Concertos e recitais de excelência marcam a programação do FIG 2018

Programas do Virtuosi na Serra e do Conservatório Pernambucano de Música ocupam a Catedral de Garanhuns, a partir do dia 19/07

Música na Catedral

O regente Rafael Garcia é um dos destaques da programação

Moradores e turistas que já estão se programando para conferir as atrações do 28º Festival de Inverno de Garanhuns não podem deixar de incluir no roteiro os concertos e recitais que acontecem na Igreja de Santo Antônio. Este ano, a programação do Música na Catedral, que reúne as atrações escaladas pelo Conservatório Pernambucano de Música (CPM) e pelo Festival Virtuosi, já começam na quinta-feira (19) e seguem até o sábado (28), último dia do FIG.

Rodrigo Ramos/CulturaPE

Rodrigo Ramos/CulturaPE

Olívia e Francis Himme voltam à Garanhuns

O que salta aos olhos e que, certamente, vai proporcionar raras experiências sonoras, é a excelência dos instrumentistas, cantores e regentes confirmados. A programação do Conservatório Pernambucano de Música reafirma sua missão de divulgar a boa música, estimulando o interesse das novas gerações, e acreditando que só a arte de qualidade pode mudar positivamente o mundo.

A boa música pode ser erudita ou popular, mas ela é mais forte quando a técnica e o refinamento erudito encontram a espontaneidade popular.  Na programação deste ano, temos maestros e arranjadores como Francis Hime, Wagner Tiso, Marco Pereira e Danilo Caymmi, todos com status de lenda na Música Brasileira. Ao mesmo tempo, temos nomes incontestáveis no Brasil e no Exterior, como Mônica Salmaso, Victor Biglione, Márcio Mallard, Olívia Hime, Badi Assad, Ná Ozzetti, Hamilton de Holanda e, especialmente, Carmen Monarcha. Pernambuco conhecerá também nomes que estão fazendo a nova música brasileira, como o duo Lívia Nestrovski / Fred Ferreira e o grupo PIANORQUESTRA, bem como as canções de Dante Ozzetti, celebrado compositor, arranjador e produtor musical. A amapaense Patrícia Bastos, a baiana Lívia Mattos, Claudinho Araújo e o pianista Daniel Gonçalves completam o elenco convidado dessa longa Festa da Música de Julho.

Leo Caldas/CulturaPE

Leo Caldas/CulturaPE

A cantora Mônica Salmaso se apresenta na segunda (23)

O melhor de tudo é que a música feita em Pernambuco e por pernambucanos é parte importante da programação. O premiado grupo SaGRAMA, a pianista Maria Clara Fernandes, o Grupo Vocal Liberi, o Coro de Câmara do Conservatório Pernambucano de Música e a Orquestra de Câmara de Pernambuco, com diversos alunos e ex-alunos nossos, são uma mostra da evolução musical do Estado e da dedicação dos profissionais que fazem esses grupos, uma inspiração para todos os que querem seguir uma carreira na música.

Pri Buhr/CulturaPE

Pri Buhr/CulturaPE

A cantora Ná Ozzeti se apresenta ao lado de Dante Ozzetti e Patrícia Bastos no sábado (21)

Já o Festival Virtuosi chega à sua 14ª edição na Serra trazendo, de 24 a 27/7, instrumentistas de imenso valor artístico. A programação começa com o Quinteto Sopro Brasil (16h) e com a Orquestra Jovem de Pernambuco executando o programa Noite de Ópera com a soprano Adriane Queiroz, que integra o ensemble solista da Opera de Berlim. Ela já se apresentou com regentes importantes tais como Daniel Barenboimn e Kent Nagano, entre outros. Cantou com a Filarmônica de Berlim a 8ª Sinfonia de Mahler com Pierre Boulez, gravando a mesma obra para o selo Gramophone alemão.

Divulgação

Divulgação

O contratentor garanhuense João Paulo Ferreira canta pela primeira vez em sua terra natal

No dia 25, às 16h, será a vez do recital do pianista Victor Asuncion. Neste mesmo dia às 21h, o contratenor João Paulo Ferreira retorna à sua cidade natal, 10 anos depois, para cantar pela primeira vez em Garanhuns. Na sexta-feira (27), o Virtuosi promove o concerto ‘Canto de Uma Nação’, com canções típicas brasileiras do compositor Heitor Villa-Lobos. O projeto incentivado pelo Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura, apresenta Marcelo Ferreira (barítono e palestrante), Gleyce Melo (soprano) e Vitor Philomeno (pianista).

Divulgação

Divulgação

O Quinteto Sopro Brasil abre a programação do XIV Virtuosi na Serra

Confira a programação completa do Música na Catedral – FIG 2018:

Programa do Conservatório Pernambucano de Música

Quinta-feira, 19/07
21h – Wagner Tiso Trio

Sexta-feira, 20/7
16h – Orquestra de Câmara de Pernambuco
Solista: Maria Clara Fernandes. Regência: José Renato Accioly
21h – SaGRAMA (convidado: Hamilton de Holanda)

Sábado, 21/07
16h – Show “10 Anos sem Caymmi”
Danilo Caymmi (Voz e Flauta), Flávio Mendes (Violão), Itamar Assiere (Piano), Paulo Vicente (Bateria), Nilson Raman (Mestre de Cerimônias), José Luiz Maia (Baixo). Participação especial: Carmen Monarcha.
21h – Ná Ozzetti, Dante Ozzetti e Patrícia Bastos

Domingo, 22/07
16h – Orquestra de Câmara de Pernambuco, Coro de Câmara do Conservatório Pernambucano de Música,
Grupo Liberi e Solistas. Regência: José Renato Accioly.
21h – Carmen Monarcha (soprano) e Daniel Gonçalves (piano)

Segunda-feira, 23/07
16h – Badi Assad (voz), Lívia Matos (acordeon) e Simone Souto (percussão)
21h – Mônica Salmaso (voz) e Marco Pereira (violão)

Sexta-feira, 27/07
21h – Pianorquestra

Sábado, 28/07
16h – Francis Hime, Olívia Hime e Orquestra de Câmara de Pernambuco. Regência: José Renato Accioly.
21h – Lívia Nestroviski (voz) e Fred Ferreira (guitarra)

Programa do XIV Virtuosi na Serra

Terça-feira, 24/7
16h – Quinteto Sopro Brasil
21h – Orquestra Jovem de Pernambuco, com Adriane Queiroz (soprano) e Rafael Garcia (regente)

Quarta-feira, 25/7
16h – Victor Asuncion (piano)
21h – João Paulo Ferreira (contratenor) e Victor Assuncion

Quinta-feira, 26/7
16h – Sexteto Brassil
21h – Flauta de Bloco (UFPE)

Sexta-feira, 27/7
16h – Canto de Uma Nação
Canções típicas brasileiras de Heitor Villa-Lobos
Gleyce Melo (soprano), Marcelo Ferreira (barítono), e Vitor Philomeno (pianista)

< voltar para home