Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Festival de Inverno

Estudantes da rede pública desenvolvem aplicativo oficial do FIG 2015

Plataforma apresenta a programação cultural completa do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), além de pontos turísticos, fotos e notícias sobre o evento

Este ano, o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), maior festival de arte e cultura do estado, conta com um aplicativo oficial que vai auxiliar a diversão do público na cidade de clima agradável do Agreste. O aplicativo é uma produção coletiva de seis estudantes da Escola Técnica Estadual Maria José Vasconcelos, localizada em Bezerros, e conta com informações sobre pontos turísticos da cidade, telefones úteis, além da programação completa do Festival, que começa nesta quinta-feira (16) e segue até 25 de julho.

tela

Estudantes da Escola Técnica Maria José Vasconcelos, em Bezerros, desenvolveram a ferramenta

Os estudantes Bruno Cesar Ferreira, Douglas Caio Silva, Erick Adiel Lima, Flávio José da Silva, Maria Eduarda Silva e Rita de Cássia Alves Ferreira estão cursando o 1º e 2º anos do curso de Manutenção e Suporte em Informática e começaram os trabalhos de programação, sob orientação do professor Luís Alexandre, há duas semanas. A produção veio a pedido da Secretaria Estadual de Cultura e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), que estão fornecendo as informações necessárias para a construção do aplicativo. Todo o material já está concluído e disponível nos principais sistemas operacionais: Android, IOS, Windows Phone e Mozilla Firefox.

O coordenador do curso de Manutenção e Suporte em Informática, Paulo Henrique Ramos, conta que esta é a segunda vez que os estudantes desenvolvem plataformas voltadas para eventos culturais no Estado. “No carnaval deste ano, criamos um aplicativo para o carnaval de Bezerros e apresentamos para a Secretaria de Cultura do Município, que abraçou a ideia. O projeto foi apresentado durante o Fórum Mundial de Educação, chegando ao conhecimento da Secult-PE e Fundarpe, que nos solicitaram a produção de um aplicativo para o FIG. Os estudantes estão empolgados e encarando o projeto como um desafio, pois, embora sejam alunos de Manutenção e Suporte, também se dedicaram à programação e deram conta do recado”, explicou Paulo Henrique.

Para Márcia Souto, presidente da Fundarpe, “o diferencial do projeto é, sem dúvida, o esforço desses adolescentes que, apesar da pouca idade, já percebem o quanto a tecnologia e o empreendedorismo podem colaborar para o sucesso das iniciativas culturais”, comenta. Ainda segundo Márcia, “tornar o experimento o aplicativo oficial do FIG 2015 não é apenas um reconhecimento ao bom trabalho que vem sendo desenvolvido na Escola, mas também um exemplo concreto da articulação que, como poder público, devemos incentivar entre o ensino, a valorização da nossa cultura e o fazer criativo dos pernambucanos”.

Segundo Douglas Caio, 15 anos, que está no 2º ano do curso, produzir o aplicativo vem sendo uma ótima experiência. “Sabemos que, pela segunda vez, estamos contribuindo com a cultura no Estado, com a organização de uma grande festa e, ao mesmo tempo, elevando nosso conhecimento profissional. Essa é uma ótima oportunidade para quem, como eu, pretende seguir a carreia no campo da informática,” declarou Douglas, que pretende cursar Web Design na universidade e está responsável pela parte visual da plataforma.

O download do FIG 2015 Oficial já está disponível no endereço app.vc/fig2015oficial.
Nos próximos dias, os usuários do sistema Android também poderão “baixar” o aplicativo diretamente na Play Store.

FIG 2015
O Festival de Inverno de Garanhuns deste ano está fortalecendo o importante enlace entre as políticas culturais e de educação. Além de contribuir para a visibilidade desta iniciativa, O FIG também vai ofertar oficinas gratuitas, promover visitas de artistas a escolas do município e também realizar um seminário sobre o programa Mais Cultura no cotidiano escolar.
Confira mais informações no site oficial do evento: www.cultura.pe.gov.br/fig2015

< voltar para home